Agentes de saúde entregam panfletos informativos sobre disponibilidade de vacinas nas unidades de Palmas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus | Publicado em 26 de abril de 2022 às 17:51

Ação busca mobilizar população em relação à imunização contra poliomielite, tríplice viral e febre amarela

Para mobilizar a população em relação à oferta das vacinas contra a poliomielite (paralisia infantil), tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) e febre amarela, os agentes de saúde da comunidade começaram a entregar panfletos informativos sobre a disponibilidade das doses à população da Capital.

O agente Jean Carlos, da Unidade de Saúde da Família do Jardim Taquari, começou a mobilização nas proximidades da USF. “Informar aos pais sobre a oferta dessas vacinas é de suma importância para garantir o calendário vacinal da criança sempre atualizado e, por consequência, a saúde em dia”, afirmou o servidor. 

A dona de casa Gabriela Sousa Silva, de 25 anos, é mãe de três filhos e recebeu a visita do agente, que a informou a respeito da vacinação. “Acho essencial esse cuidado de vir nas nossas casas e nos dizer sobre algo tão importante, que é a vacinação. Sempre deixo a vacinação dos meus filhos em dia”, disse. 

No mês passado, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) reorganizou a disponibilidade para facilitar o acesso da população infantil às vacinas e passou os imunizantes em 20 Unidades de Saúde da Família de forma fixa (confira a programação abaixo), sendo 17 todos os dias da semana e três unidades uma vez por semana, todas em horários alternados.

Nessas unidades, o público infantil tem acesso à Vacina Oral Poliomielite (VOP), que tem como público-alvo crianças com 15 meses e quatro anos de vida. A da tríplice viral é aplicada aos 12 meses. Já a da febre amarela aos nove meses e aos quatro anos de idade.

Os outros imunizantes constantes no calendário da vacinação infantil estão disponíveis em todas as demais USFs, no contraturno da oferta da vacinação contra a Covid-19. Confira aqui a lista de vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para o público infantil. 

 

Unidades disponíveis de segunda a sexta-feira

08 às 12 

USF Arno 71 (603 Norte)

USF Francisco Júnior Arso 41 (403 Sul)

USF Arse 82 (806 Sul)

USF Taquari 

USF Santa Bárbara

USF Morada do Sol

USF Arso 111 (1.103 Sul)

USF Bela Vista

 

13 às 17 

USF Arno 41 (403 Norte)

USF Arno 42 (405 Norte)

USF Arne 64 (508 Norte)

USF Deise de Fátima, Arse 13 (108 Sul)

USF Arse 122 (1.206 Sul) 

USF Novo Horizonte

USF Santa Fé

 

08 às 17 

USF Liberdade

USF Eugênio Pinheiro, Aureny I  

 

Outras Unidades 

USF Walter Pereira Morato - Taquaruçu (sextas-feiras, 08 às 12 horas)

USF Walterly Wagner - Taquaruçu Grande (quintas-feiras, 8 às 12 horas)

USF Mariazinha Rodrigues da Silva - Buritirana (segundas-feiras, 08 às 12 horas)