Agentes de trânsito iniciam campanha educativa sobre o estacionamento rotativo nesta terça, 05

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 04 de abril de 2016 às 14:25

Para promover maior esclarecimento à população, agentes de trânsito e agentes de estacionamento da Blue estarão a partir dessa terça-feira, 05, às 9h, nos bolsões de estacionamento das quadras 104 Sul e 104 Norte levando orientações quanto a forma correta de estacionar. Uma vez que a utilização incorreta do sistema por parte do motorista pode acarretar em multa prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no valor de R$ 127,69, e cinco pontos na carteira.

A Prefeitura de Palmas cobrou e a empresa permissionária por gerir o estacionamento rotativo em Palmas promoveu algumas adequações, principalmente no que diz respeito a divulgação e formas de pagamento. E a realização de uma campanha educativa é o primeiro passo desse acordo.

Paulo de Souza Rolim, gerente operacional da Blue, conta que desde o último 4 de fevereiro quando foi suspensa a TPU – Tarifa de Pós utilização – o faturamento do estacionamento rotativo caiu em 75%, visto que as pessoas deixaram de pagar o estacionamento pelo fato de não haver mais a TPU, além de muitos motoristas insistirem de utilizar de forma incorreta às vagas exclusivas e estacionar motocicletas em vagas destinadas a carro.

“Com a suspensão da TPU, mas de 50% das vagas estão sendo utilizadas sem o devido pagamento, e isso inviabiliza a rotatividade das vagas. Fizemos alguns ajustes e agora, com a ajuda dos agentes de trânsito, iremos orientar a população para que faça o uso correto e consciente das vagas”, acrescentou o Paulo de Souza.

Para o superintendente de trânsito, Alexandre Guerreiro, o objetivo da ação é esclarecer, orientar e educar os motoristas. “Os nossos Agentes de Trânsito estarão nas ruas conscientizando sobre a utilização correta, após esse período de campanha iremos reforçar a fiscalização, e os condutores infratores estarão sujeitos a penalidades previstas pelo CTB e remoção do veículo”.

O superintendente reforçou que a fiscalização e notificação nas vagas exclusivas para idosos, deficientes físicos e de carga e descarga no estacionamento rotativo já estavam sendo feita pelos profissionais responsáveis pelo trânsito e que agora passa a ser intensificada.  “É vergonhoso como muitos condutores insistem em desrespeitas as vagas exclusivas. Infelizmente essa prática de desrespeito ainda é muito comum”.

Estacionamento Rotativo

Em um ano de operação, o estacionamento rotativo recebeu R$ 1.500.981,58, e desse valor bruto foi repassado 7,5%, ou seja R$ 114.073,58 além de um investimento em obras de infraestrutura, sinalização, publicidade, em mais de seis milhões, segundo informações da Blue.

Nos dois primeiros anos o repasse será de 7,5 % em cima do valor bruto arrecadado e a partir do terceiro ano será 10,5% de repasse da receita bruta.

Obras

Quem passa pelas quadras 104 Norte e 104 Sul já notou a diferença na mobilidade do local. As calçadas estão sendo adaptadas, recebendo remoção de obstáculos, construção de rampas, para garantir a acessibilidade aos pedestres da Capital e execução de paisagismo. As rampas possuem corrimão e aço inox.

As obras trazem lombofaixas na altura dos meios-fios e reforça a ideia de respeito e preferência aos pedestres que passam pelas ruas e avenidas da cidade.

Formas de Pagamento

A Prefeitura exigiu e a permissionária por gerir o estacionamento rotativo em Palmas promoveu algumas adequações também na forma de pagamento. Agora está mais fácil e visível.

Agora o usuário poderá fazer o seu check-in com maior facilidade, fazendo o pagamento com moedas, através dos parquímetros já instalados. O equipamento já é adotado em outras Capitais, e veio para somar as demais formas de pagamento.

A empresa também instalou centrais de autoatendimento em lojas e órgãos credenciadas. O terminal possibilita ao usuário comprar crédito através do cartão de crédito e débito, consultar saldo, fazer check-in, e obter informações relacionadas a sua conta.

Os Talões, uma das formas de pagamento mais utilizadas, são vendidos de forma avulsa ou em carnê com 10 unidades pelos agentes de estacionamento (funcionários da blue) e em pontos de vendas credenciados. Uma grande vantagem dessa opção é a portabilidade, ou seja, ele pode ser usado em mais de uma vaga no período de uma hora.

Além desses equipamentos, a população poderá continua fazendo o check-in através do aplicativo. Essa modalidade oferece uma série de vantagens como bônus e descontos. Ao baixar o aplicativo, o usuário ganha R$ 4,00 de crédito e está disponível na Apple Store, Google Play e Windows Store.

Entenda

A Prefeitura de Palmas publicou no dia 4 de fevereiro deste ano o decreto de nº 1.189, que suspende temporariamente a multa, e altera o decreto nº 704, publicado no dia 17 de janeiro de 2014. A Tarifa de Pós-Utilização (TPU) do Estacionamento Rotativo, consistia na cobrada do valor de R$ 10,00 quando o usuário não pagava o estacionamento antes do uso.