Agentes de Trânsito realizam manifestação contra insegurança no Tocantins

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Andreia Rocha | Publicado em 30 de maio de 2016 às 17:56

Movidos pelo clamor por mais segurança e respeito, agentes de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, do Departamento de Trânsito (Detran-TO), além de policiais militares, realizaram manifestação na tarde desta segunda-feira, 30. A ação contou com entrega de laço simbólico nas cores amarela e preta, em homenagem ao agente de trânsito, Agenison Perreira, que morreu em Araguaína, no Norte do Tocantins, na última sexta-feira, 27, quando exercia sua função.

A vulnerabilidade e a insegurança com que os agentes trabalham diariamente têm incentivado mobilizações semelhantes em outras cidades brasileiras e tocantinenses, segundo o agente do Detran-TO, Márcio Lopes. “Hoje pela manhã já houve ação desse tipo em Guaraí e Araguaína. Precisamos intensificar essas mobilizações para chamar a atenção da sociedade. Temos que ter o direito de usar medidas de proteção, como coletes.”, declarou Lopes.

Para o superintendente municipal de Trânsito, Alexandre Guerreiro, a ação tem o intuito de alertar a sociedade para a importância do trabalho de fiscalização no trânsito desempenhado pelos agentes. “Nosso papel é salvar vidas, ajudar na fluidez e na tranquilidade do ir e vir dos cidadãos. Infelizmente, estamos expostos, assim como guardas metropolitanas, à violência, e precisamos unir nosso clamor ao da sociedade por mais segurança.”, frisou Guerreiro.

Ainda de acordo com o superintendente, o ato de fiscalizar veículos de transporte, a exemplo da blitz realizada em Araguaína quando ocorreu a morte do agente de Trânsito, é legítimo e necessário para o bem-estar da população. “Transportes clandestinos são arriscados, pois esses veículos não passam por vistoria dos órgãos competentes, o que pode acarretar em acidentes, ou seja, não vão oferecer serviço de qualidade à população.”, avaliou.

A mobilização foi finalizada com uma carreata que percorreu trechos da Avenida JK, NS-2 e Palmas Brasil.