Agentes de trânsito reforçam campanha para garantir novos doadores e estoque de sangue no final de ano na Capital

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Marcio Greick | Publicado em 27 de novembro de 2019 às 11:56

Com a chegada das festividades de fim de ano, recessos de férias escolares e viagens que se prolongam até o feriado de Carnaval, há uma redução critica no número de doações

Na última segunda-feira, 25, foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, e esta semana está acontecendo a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que contou uma blitz na Avenida JK, nesta quarta-feira, 27, com a participação de servidores do Hemocentro de Palmas em parceria com agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu).

A ação teve como objetivo sensibilizar os condutores e a população da necessidade de captação de novos doadores de sangue para o banco de sangue do Hemocentro da Capital.

Ao atravessar a faixa de pedestre com sua filha, a fisioterapeuta, Ariane Morales recebeu um folder da campanha e ficou sensibilizada. “Eu pensava que não poderia doar pelo fato de já ter contraído dengue, agora já sei que posso doar também, pois um dia pode acontecer com a gente ou alguém da nossa família, de precisarmos de sangue, portanto não podemos deixar faltar no banco de sangue”, disse.

De acordo com a assistente social e responsável pela captação de doador do Hemocentro, Robéria Fernandes, com a chegada das festividades de fim de ano, recessos de férias escolares e viagens que se prolongam até o feriado de Carnaval, há uma redução critica no número de doações. “Queremos que o doador cadastrado ou não, antes de viajar, vá ao Hemocentro e faça sua doação de sangue para que não venha a faltar sangue nos hospitais”, acrescentando que o banco de sangue do Hemocentro precisa de todos os tipos sanguíneos, principalmente os doadores RH negativos.

Durante a blitz, servidores do Hemocentro e agentes de trânsito distribuíram folders, orientaram os motoristas e transeuntes da importância de se doar sangue. A gerente de Educação para o Trânsito, Kerlen Parrião, destacou a importância da parceria entre as instituições.  “Muitas vitimas de acidentes graves precisam de sangue por isso toda sociedade precisa se sensibilizar  para que possamos captar mais doações de sangue e assim  salvar  mais vidas, pois doar é um ato de amor e de solidariedade” disse.

De acordo com o Hemocentro, para se tornar um doador de sangue é preciso atender algumas condições básicas: Estar em bom estado de saúde, apresentar documento com foto emitido pelo órgão oficial e valido em todo território nacional, pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos de idade.

Para ser um doador de sangue voluntário  basta procurar a  Unidade de Coleta no Anexo do Hospital Geral de Palmas (HGP) de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e o Hemocentro Coordenador de Palmas, de segunda à sexta-feira, das 7 às 18h30, e aos sábados o atendimento é das 7 às 12 horas.