Agentes municipais de Trânsito concluem curso de atualização nesta terça-feira, 09

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM | Publicado em 09 de novembro de 2021 às 16:56

Atualização de agentes de Trânsito e Transportes foi instituída pelo Denatran, por meio da Portaria nº 94/17 e 150/21

Ao todo, 80 agentes da equipe de Fiscalização de Trânsito e Transportes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu) finalizaram nesta terça, 09, a atualização instituída pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por meio da Portaria nº 94/17 e 150/21, voltada para utilização de ferramentas de verificação como o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detrannet).

Executada pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), a capacitação teve carga horária de 72 horas e foi realizada em parceria com Instituto Tocantinense de Especialização e Apoio a Segurança de Trânsito (Itaset). Foram formadas duas turmas, com a primeira tendo aulas de 11 a 26 de outubro e a segunda de 19 de outubro a 09 de novembro, nas modalidades de aulas remotas e práticas.

O agente de Trânsito, Hugle Carneiro, descreve como um dos principais aprendizados do curso, a elaboração do Plano Operacional Padrão (Pop). “Independentemente dos agentes ou viaturas que irão atender determinada ocorrência, o Pop proporciona agilidade no serviço dos agentes”, disse.

As aulas foram ministradas pelos instrutores Dilmar Copque, graduado em Trânsito e Transporte pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); o Cel. Ricardo Alves, da Policial Militar de Santa Catarina (PMSC); o Tenente Coronel da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Rodrigo Marques, e o Sargento da PMTO, Eder Murussi.