Agosto Lilás 2022 é encerrado com apresentação cultural da Orquestra Jovem da GMP

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Redação Sedes/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 01 de setembro de 2022 às 08:07

Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas através da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180

As notas musicais da Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana (GMP) marcaram o encerramento da Campanha Agosto Lilás 2022, realizada pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes). Visitantes e parceiros da rede de Proteção à Mulher em Palmas se uniram na orla da Praia da Graciosa em ato pelo fim da violência doméstica. Durante todo o mês foram realizadas caminhadas, palestras e panfletagens em diversas localidades da Capital.

O arquiteto Aubrun Merveilleux Tchicaya passeava com a esposa e filha no calçadão da praia quando parou para assistir a apresentação cultural e recebeu informações sobre o Centro de Referência Flor de Lis e a Casa Abrigo da Mulher, onde mulheres vítimas de violência em Palmas são atendidas e quando necessário, abrigadas. “Moro aqui em Palmas há nove anos e é muito bom saber que Prefeitura tem esse tipo de serviço. É muito importante essa divulgação de que existem espaços de acolhimento para as mulheres e canais para denunciarmos”, disse o arquiteto.

A representante do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Faelma Mendes, esteve presente na ação e mandou um recado às mulheres em situação de violência, seja ela física, psicológica, financeira ou qualquer outra. “Não se calem, denunciem e não tenham medo. Existem canais para buscar ajuda e eles devem ser usados”, aconselhou.

O encerramento contou com a participação de todos os parceiros que integram a rede de apoio à mulher vítima de violência. Estiveram presentes integrantes da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Núcleo de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

Busque ajuda

Ao presenciar ou perceber que uma mulher está em situação de violência qualquer pessoa pode denunciar por meio do Ligue 180, o serviço funciona 24 horas diariamente e é totalmente seguro, gratuito e sigiloso.

Palmas conta ainda com as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM’s) que atendem pelos telefones 3218-6878 (Central), 3218-2404 (Taquaralto) e 3571-8354 (Regime de Plantão).