Agosto Verde: Oficina aborda técnicas de Compostagem para alunos da ETI Fidêncio Bogo

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Redação Secom | Publicado em 14 de agosto de 2019 às 17:50

Oficina faz parte da programação do Agosto Verde, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder)


O tema da aula desta quarta-feira, 14, foi diferente para os alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, localizada na região de Taquaruçu Grande. Uma oficina de compostagem foi apresentada aos adolescentes. A atividade faz parte da programação do Agosto Verde, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder).


A intenção da oficina foi orientar os alunos sobre o aproveitamento do lixo orgânico, restos de hortaliças, alimentos, casca de ovos e de frutas e de outros resíduos, como palhas, folhas secas, galhos de poda, restos de grama, transformando esses produtos em adubo orgânico, que pode ser utilizado em hortas e pomares na jardinagem.


A compostagem é um processo natural de transformação da matéria orgânica em compostos mais simples quem podem ser utilizados como nutrientes pelas plantas. A oficina foi ministrada pelo diretor de Assistência Técnica da Seder, Bonfim dos Reis Ferreira dos Santos e pelo professor de vivência na agricultura e agroecologia, do ETI Fidêncio Bogo, Cirineu da Rocha.


Para o diretor de Assistência Técnica da Seder, Bonfim dos Reis Ferreira dos Santos, atividades como essas tem como objetivo conscientizar sobre a conservação do solo e o uso correto dos recursos naturais na produção sustentável de alimentos. “Se cada um desses alunos reproduzir em casa, o que aprendeu será bom para o meio ambiente, será bom para o mundo, pois teremos adultos que se preocupam com o meio ambiente que habitam”.


A técnica que foi apresentada já era conhecida da aluna do 9º ano do ETI Fidêncio Bogo, Daniele Alves, 14 anos, segundo ela uma tia utiliza esse método em sua propriedade rural. A compostagem é uma forma de poluir menos o meio ambiente e reaproveitar tudo que consumimos, esse é um ensino que vamos levar pra vida, e temos que dar valor a isso, pois lixo jogado no chão só polui o nosso meio ambiente’, disse.

 

Segundo o professor de Vivência na Agricultura e Agroecologia, do ETI Fidêncio Bogo, Cirineu da Rocha, essa ação visa incentivar o reaproveitamento dos resíduos na produção sustentável de alimentos mais saudáveis. “O intuito de aulas como essas é para que os alunos possam construir uma consciência sustentável e agroecologica. O aprendizado começa desde cedo com a construção do conhecimento que se leva para a vida”, ressaltou.

 

Agosto Verde

 

Toda a programação do Agosto Verde é gratuita e os interessados em adquirir conhecimento técnico não precisam realizar inscrição, apenas chegar ao local no horário de início.

 

Confira a programação completa:

 

15/08: Dia técnico sobre piscicultura

 

20/08: Evento de valorização das mulheres rurais

 

21/08: Inauguração da Horta de Taquaruçu (passou por reforma completa)

 

22/08: Dia de campo sobre tecnologias rurais sustentáveis

 

23/08: Curso de produção intensiva de carne a pasto

 

27/08: Renova Sim

 

28/08: Dia técnico da Agroecologia

 

29/08: Workshop sobre Plasticultura

 

30/08: Evento sobre o bem-estar animal com foco na avicultura

 



Edição e postagem: Lorena Karlla