Agosto Verde: ‘Plantio consorciado de açaí e banana’ e ‘produção intensiva de leite a pasto’ são temáticas de Dia de Campo

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 21 de agosto de 2019 às 17:12

A programação é realizada pela Seder em parceria com a Embrapa


Plantio consorciado de açaí e banana, produção de leite são os assuntos que serão abordados no Dia de Campo que acontece nessa quinta-feira, 21, no Centro Agrotecnológico de Palmas (Agrotins), a partir das 8h. A iniciativa é voltada aos pequenos produtores de Palmas, e faz parte da programação do Agosto Verde, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) e parceiros, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


O plantio consorciado de açaí e banana é uma grande oportunidade para os pequenos produtores, segundo explica o secretário executivo da Seder, Newton Soares. “Além do aproveitamento da área, esse tipo consorciado de frutas reduz pela metade o custo da produção, dando maior lucro ao produtor”.


Soares também explica que o açaí e a banana têm produção o ano inteiro, e pode ser uma alternativa para quem já tem ou quer iniciar um plantio de banana. “O açaí é originário da região amazônica, mas com as técnicas da Embrapa, pode ser facilmente adaptadas pelos pequenos produtores da região”.


Produção de leite a pasto


Já o outro tema promovido neste Agosto Verde será sobre a produção intensiva de leite a pasto. Quem estará à frente das discussões é o zootecnista da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, Cláudio Barbosa. Que vai tratar dos seguintes temas: ‘planejamento e preparo de área de pasto intensivo na propriedade leiteira’; ‘adubação, subdivisão e irrigação de pastagem para pecuária leiteira’; e ‘manejos do pastejo rotacionado e do rebanho leiteiro’. O curso será ministrado das 9 às 12 horas, no Centro Agrotecnológico de Palmas – Agrotins. 

 

 

Edição e postagem: Lorena Karlla