Agosto Verde realiza Encontro Técnico para Valorização das Mulheres Produtoras Rurais na ETI Fidênco Bogo

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Márcio Greick | Publicado em 20 de agosto de 2019 às 14:46

Programação segue na tarde desta terça, 20

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder), juntamente com representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizaram na manhã desta terça-feira, 20, na Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo, em Taquaruçu Grande, o Encontro Técnico para apresentar a importância de quintais produtivos para mulheres rurais da agricultura familiar, bem como a interligação destes com cadernetas agroecologicas.  O evento contou com a presença de agricultoras familiares, principalmente mães de alunos da escola, mulheres da comunidade, e servidoras da escola.

O titular da Seder, Roberto Sahium, destacou que o objetivo do Programa Agosto Verde é expandir o acesso às tecnologias em prol da sustentabilidade e desenvolvimento da agricultura familiar, acrescentando que a edição deste ano  tem como tema 'As Boas Práticas na Produção Agropecuária’, e estão sendo realizados dias técnicos temáticos com a participação de produtores rurais, técnicos e estudantes.

Em sua fala, a secretária Municipal de Educação, Cleizenir Santos, lembrou que a ETI Fidêncio Bogo é exemplo de boas práticas na produção agropecuária com a participação da comunidade escolar. “Dentro da escola faz toda diferença porque começamos a trabalhar desde cedo com as crianças a importância do Agosto Verde o ano todo”, falou a secretária, acrescentando ainda que automaticamente os alunos levam essas experiências para dentro de casa, o que contribui para gerar uma segurança alimentar e nutricional com geração de emprego e melhoria de renda.

Um dos exemplos é a produtora rural de Taquaruçu Grande,  Louracy  Pereira da Silva, que exerce essas boas praticas no quintal de casa. “Lá eu tenho a produção de couve, alfaces, uma pequena produção de codorna e criação de porcos, que é para o consumo familiar, mas o excedente eu vendo para a comunidade”, disse.

Em seguida, a diretora de Agricultura Familiar da Seagro, Patricia de L. Cardoso Rezende, abriu os trabalhos fazendo uma explanação da Campanha '#Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos, no Tocantins, em 2019'.

Na oportunidade, a gestora exibiu vídeos ilustrativos de quintais produtivos no sentido de sensibilizar e incentivar a organização desses locais, e o controle de produção e renda por meio de cadernetas agroecológicas. “Hoje vamos  trabalhar quintais produtivos agroecológicos e na parte da tarde vai ter um momento de vivência para que as mulheres possam colocar a mão na massa, para saber como estruturar um canteiro e trabalhar  com compostagem”, acrescentando uma significativa  participação da mulher na agricultura familiar no  Estado, a exemplo das mulheres de Caseara que trabalham com sociobiodiversidade, e as mulheres do babaçu da região do  Bico do Papagaio  com extrativismo sustentável.

Em seguida, os representantes das secretarias afins visitaram os diversos projetos de canteiros produtivos como a Horta Agroecológica, a meliponicultura, o canteiro de plantas aromáticas e medicinais, o projeto da piscicultura com a produção de peixes em tanque circular de alvenaria, dentre outros.

O superintendente substituto do Ministério da Agricultura do Tocantins, Eustaquio Ferreira dos Santos, ficou encantado com os projetos apresentados na escola. “Eu fiquei emocionado ao chegar aqui, principalmente com essa Escola rural dando dignidade à população rural, desde o projeto arquitetônico até  esta área de agricultura experimental tão bem cuidada”. Ele falou ainda que a integração das secretarias ‘demonstra que quando se une forças consegue fazer aquilo que a comunidade precisa’.

O diretor de Agrotecnologia e Tecnologias Sociais da Seagro, Fernando Garcia, acredita que as ações do Agosto Verde vem se consolidando nas propriedades rurais. “Essas tecnologias visam isso minimizar o impacto da seca e melhorar a produção e produtividade neste período”, disse.

A assistente terapêutica e acadêmica, Tatiana Fernandes Machado Nascimento, integrava o grupo de alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), pelo Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Ela acredita que a participação das mulheres é muito importante nessas políticas públicas.

“O Agosto Verde traz propostas de mudanças no nosso cenário do campo a exemplo das crescentes queimadas provocadas pelo homem, ademais este espaço de discussão dentro de uma Escola de Educação Infantil do campo leva um olhar diferente para a conscientização das crianças sobre a preservação do meio ambiente”.

Programação do Encontro Técnico para Valorização das Mulheres Produtoras Rurais:

13h: Vivência de formação de canteiros-compostagem e preparo de canteiros

15h: Encerramento