Agricultores familiares de Palmas recebem apoio para o plantio da safra 2020/2021

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Redação/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 29 de dezembro de 2020 às 19:41

Até o fim de janeiro serão cerca de 800 hectares de área plantada

A preparação de áreas destinadas à agricultura familiar em Palmas está em fase avançada e o plantio da safra 2020/2021 já teve início. Cerca de 400 dos 800 hectares que tiveram seus projetos produtivos aprovados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município (Seder) receberam maquinário para o gradeamento do solo.

Nesta semana a ação acontece nos Projetos de Assentamento (P.A) Três Penas e Sítio. O agricultor familiar Benedito Silva relata que o subsídio da Seder chega a 50% do valor do plantio. “Se eu fosse plantar custeando todos os gastos com o preparo do solo e adubação gastaria o dobro do valor. É uma grande ajuda para o produtor rural”, conta, explicando que a próxima safra em sua área no P.A Sítio será de mandioca.

O trabalho da Seder de apoio a preparação do solo segue até dia 20 de janeiro. Neste processo também são coletadas informações pessoais, dados da propriedade como localização, tamanho total da área a ser cultivada, tecnologia adotada e tipo de cultura plantada.

A Seder também realiza, em parceria com a Embrapa e Governo do Estado, o plantio do arroz em uma das áreas de pesquisa da Agrotins. Parte da produção será destinada à pesquisa e o restante terá como destino as escolas municipais do campo.

Apoio técnico

A Prefeitura de Palmas oferece o auxílio à agricultura familiar com maquinário e tratorista para áreas de 10 mil metros quadrados (equivalente a um hectare de terra), para cada produtor. "Nosso objetivo é promover a agricultura familiar oferecendo assistência técnica de qualidade para que esses produtores possam consumir e colocar esses produtos nos mercados e feiras da Capital", explica o titular da Seder, Roberto Sahium.

Em todas as etapas, desde o preparo do solo até o plantio, a equipe da pasta orienta sobre a melhor cultura para a região, a quantidade de adubação, espaçamento, variedade, profundidade e qualidade da semente. O plantio é responsabilidade do produtor, mas caso necessite de orientação, a Seder envia uma equipe para auxiliar. Após o cultivo, a pasta acompanha o desenvolvimento da lavoura e, também, da colheita.

Na agricultura familiar da Capital entre as culturas mais predominantes estão a mandioca, milho, arroz, feijão, abóbora, sorgo e pastagens.