Agricultores familiares recebem orientação sobre as oportunidades de negócio no campo

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 07 de outubro de 2022 às 10:00

Capacitação visa despertar nos pequenos produtores rurais que é possível utilizar a terra de forma lucrativa

A agricultura familiar vem crescendo nos últimos anos, e atualmente é um dos maiores segmentos de produção alimentícia brasileira. Diante disto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), em parceria com o Sebrae Tocantins, montou uma agenda de capacitação das associações de pequenos produtores de Palmas para impulsionar a produção no município, visto que muito do que é consumido na Capital vem de fora. E nesta sexta-feira, 07, foi a vez dos produtores do Santa Fé Rural I receberem orientações sobre o leque de oportunidade de negócios que o campo oferece.

A primeira palestra do dia foi com o médico veterinário Geraldino Ferreira Paz, que trouxe o tema gestão de agronegócio, orientando o produtor que é possível utilizar a terra para o consumo próprio, além de utilizá-la de forma lucrativa, mas para isso tem que ter em mente alguns conceitos de negócios. “Queremos mostrar ao produtor rural que ao empreender ele se torna uma empresa, que precisa ter controle financeiro, de custo, vendas, planejamento, e a buscar o mercado”.

A produtora e presidente da Associação Santa Fé Rural I, Luciene Soares Nogueira, tem uma área de 40 mil m² e viu na capacitação uma forma de ter sucesso no empreendimento que deseja iniciar, com criação de peixe e galinha poedeira. “A cada dia temos que melhorar nossa qualidade de vida, e morando na terra temos essa oportunidade, que além de poder produzir para nossa família, podemos ganhar e vendendo”, disse, lembrando que programas do governo compram o que é produzido por agricultores familiares, para fornecer as escolas municipais e estaduais.

E para que os produtores possam fornecer para o governo, a capacitação também inclui orientações de como participar de uma licitação via compra na internet, como vender para o governo no campo, no negócio certo rural, além das explicações sobre os custos para produzir e empreender no campo.

O instrutor e mestre em educação, Paulo Bonfim, reforçou aos produtores a importância de ter um comportamento empreendedor, com a mente voltada em fazer, sair da teoria e executar. “O foco da palestra é sedimentar o empreendedorismo, pois não basta só reter a informação, se não saírem daqui com o comportamento empresarial. O principal é ter planejamento, comprometimento em fazer e o que propuserem, e que o faça com qualidade e eficiência”.

A agenda de capacitações iniciou no último dia 4, e terá continuidade até o dia 16 de novembro, atendendo 15 associações de produtores da agricultura familiar.

Confira a seguir a agenda

11/10 Taquaruçu Grande

13/10 Jaú