Agrotins 2019: Fazendinha demonstra tecnologias sustentáveis aplicáveis a pequenas propriedades da Capital

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Juliana Matos | Publicado em 07 de maio de 2019 às 14:37

Estrutura tem espaços didáticos para demonstrar como desenvolver o viés econômico protegendo o meio ambiente

O produtor rural que visitar a partir desta terça-feira, 07, a Fazendinha do Calor Humano na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2019 vai encontrar um ambiente caseiro e cheio de tecnologia. Os estandes abriram à visitação às 9 horas. Toda a estrutura foi organizada com o intuito de mostrar ao pequeno produtor técnicas e soluções alternativas com viabilidade econômica e ambiental adequadas à região.

"Temos inúmeras pequenas propriedades ao redor em Palmas que ainda não encontraram sua vocação de produção e visitando nossa fazendinha ele vai encontrar exemplos do que desenvolver dentro da perspectiva da Agricultura Familiar de Atitude Sustentável, que é o tema deste ano", adiantou o secretário de Desenvolvimento Rural (Seder), Roberto Sahium.

Nos estandes da fazenda os visitantes conhecerão 16 tecnologias distintas pensadas para estimular a atividade rural sustentável, como técnicas de hidroponia de baixo custo, galinheiro com sistema de manejo de aves caipiras, a usina de oxigênio, o tanque suspenso com peixes amazônicos alimentados por energia fotovoltaica, etc. "A ideia é que o homem do campo possa vir aqui conhecer todas essas tecnologias e tirar uma radiografia do que ele pode colocar na sua propriedade", disse Sahium.

A sede da fazendinha é uma atração à parte. A moradia sustentável e ecológica feita com baixo custo e com conforto térmico ofereceu aos visitantes um café colonial com quitutes feitos a partir de produtos da agricultura familiar local, a exemplo da pamonha, do bolo de cenoura, da tapioca e da peta. A prefeita Cinthia Ribeiro pôde experimentar pratos do campo feitos no fogão à lenha.

Lá o visitante também pode descobrir ainda como aplicar o manejo de detritos líquidos e abastecimento por energia gerada por placas solares com baixo custo.

Parcerias

Além da Secretaria Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis (Secres), que demonstra em diferentes espaços a aplicação da energia fotovoltaica na propriedade rural, a Fundação de Meio Ambiente (FMA) também está presente na fazendinha.

O estudante Marcos Henrique Martins, 17 anos, de Porto Nacional (TO), município vizinho a Palmas, pensa em cursar Engenharia Agronômica. Ele visitou a fazendinha pela manhã e disse ter considerado  todos os espaços interessantes, a exemplo do estande onde a Fundação de Meio Ambiente (FMA), parceira da Seder, divulga programas e conceitos ligados à sustentabilidade e preservação do meio ambiente. "Gostei muito do estande onde falaram sobre a importância da diversidade de plantas em uma área, como mais de uma cultura ajuda a fortalecer o meio ambiente", disse.

O estande em questão divulga o trabalho do Viveiro Municipal e ainda programas como o Recicla Palmas. "Aqui estamos explicando o impacto que o descarte de óleo de cozinha usado em fossas ou fontes hídricas pode ser prejudicial ao meio ambiente e como este resíduo, altamente poluente, pode gerar subprodutos de utilidade, como o sabão", reforçou o diretor de gestão ambiental, Marcelo Grison.

No estande também há demonstração de como produzir compostagem a partir de casas e restos de alimentos consumidos na propriedade para aproveitamento na horta e como o programa Coleta Palmas, de incentivo à reciclagem, pode ajudar a transformar o descarte de embalagens e objetos recicláveis em complemento de renda.

Além de produtores e profissionais que lidam com o campo, a fazendinha é um ótimo espaço para que estudantes e famílias com crianças possam visitar espaços comuns na zona rural e que tem grande contribuição com a vida urbana. Lá eles podem conhecer de pertinho a realidade do homem do campo e observar criações de animais dóceis e de fácil manejo como minivacas, pôneis, cabras, bodes, cavalos, galinhas, patos, gansos, peixes amazônicos, etc.

A Fazendinha do Calor Humano permanece aberta à visitação durante toda a programação da Agrotins, isto é, até sábado, 11 de maio.

Edição e postagem: Iara Cruz