Agtec adquire plataforma de segurança da informação e reforça proteção a serviços online da Prefeitura de Palmas

Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas

Autor: Juliana Matos/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 25 de janeiro de 2021 às 18:23

Novo sistema substitui antigo firewall; investimento garante também capacitação de equipe

A Agência de Tecnologia da Informação (Agtec) de Palmas investiu R$ 1,6 milhão na aquisição e armazenagem de Sistemas de Segurança da Informação e treinamento de equipe própria. A aquisição substituirá o sistema de firewall da Agtec por uma solução corporativa moderna mais adequada ao perfil de serviços que a agência já oferece e a novos serviços online que - em breve - atenderão o servidor municipal e o cidadão palmense.

O novo sistema substitui o antigo firewall da agência municipal. O firewall funciona como um verificador de dados trocados entre uma rede interna e a rede mundial de computadores com intuito de bloquear acessos não autorizados ou ações mal intencionadas. Na prática, além de proteger a rede do Município de ataques externos, o novo firewall também vai ampliar barreiras setorizadas, isto é, garantirá verificações de segurança dentro da rede interna do Município.

Segundo o presidente da Agtec, Anderson Menezes, a nova aquisição da Agetec se traduz em mais proteção ao parque tecnológico da Prefeitura de Palmas e às aplicações e dados do Município. O que, segundo ele, se reflete em mais qualidade aos serviços prestados ao cidadão. “Cada vez mais se torna imprescindível um sistema de segurança capaz de mitigar e diminuir qualquer tipo de potenciais ataques à nossa estrutura, protegendo dados sensíveis dos cidadãos e contribuintes”, afirma o presidente.

Modernização

Em 2019, a Agtec alcançou aumento da capacidade de provimento de dados com a aquisição de mais armazenamento e memória, aumentando a capacidade de seu datacenter e, em 2020, foi ampliada a banda de internet para atendimento a demanda de serviços online municipais. Para 2021, são esperados investimentos ainda na renovação do parque de computadores e periféricos, em sistema de gestão de documentos, no portal de serviços ao cidadão, entre outras inovações que visam melhoria da relação entre Município e cidadão.