Agtur e Sebrae realizam cursos de ‘Como conduzir grupos de Turismo’

Agência de Turismo

Autor: Malena Mota | Publicado em 09 de dezembro de 2019 às 17:06

Ação faz parte do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu

Com o objetivo de levar capacitação em turismo no Município de Palmas, o projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu já disponibilizou 50 capacitações voltadas ao atendimento ao cliente, marketing digital e métodos de divulgação das empresas no Google, entre outros. E, nessa semana encerra suas atividades com as duas últimas turmas, no curso ‘Como conduzir grupos de Turismo’, para os alunos da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo e 1º Batalhão de Polícia Militar de Palmas.

Os policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar de Palmas recebem as informações na sede do Comando Geral de Palmas nesta segunda e terça, 9 e 10. Já para os alunos da ETI Fidêncio Bogo, o curso, que teve início nesta segunda, segue até quarta-feira, 11.

A instrutora do Senac –To, Maria Cristina Zamarioli, comenta que a proposta do curso é levar aos participantes conceitos básicos de turismo, tais como as exigências do mercado turístico no cenário atual. “Vocês aqui participantes são multiplicadores, em turismo não basta apenas conhecer o local, é preciso saber como funciona, e também se envolver, bem como as implicações que as demandas ocasionam”, ressaltou a instrutora.

O conteúdo programático se aprofunda nos seguintes temas: Código de Ética do Turismo; marketing pessoal; comunicação oral e assertiva; noções de tratamento e etiqueta social; técnicas de liderança; equipe; estratégias de negociação e mediação de conflitos; cadeia do turismo e segmentação do turismo; regionalização do turismo e tipos de turismo e de turistas.

O coordenador de Projetos Agrícolas, professor Daniel Panta, ressalta o potencial turístico da região, e os benefícios de levar conhecimento sobre o assunto aos alunos da escola. “Hoje os alunos estão em uma comunidade que é extremamente rica, em cultura rupestre, produção de alimentos, fauna e flora, que podem ser explorados de várias formas, como o turismo rural e ecológico, e trazendo aqui essas crianças faz com elas possam se enriquecer de conhecimento, e trazer benefícios para a comunidade”, ressaltou o coordenador.

Sara Gabriela Alves, 14 anos, aluna do 9º período, assistiu atentamente o curso e diz acreditar na mudança que o curso pode trazer. “Acredito que esse curso pode nos ajudar bastante, pois nós moramos em uma área rural, ainda com pouco entendimento do que é turismo, mas é uma região turística, e chama muito atenção pelas belas paisagens, como as serras e cachoeiras”, disse.

Força Policial

Para o comandante de Policiamento da Capital, Cel da Polícia Militar do Tocantins, Francinaldo Bó, o curso é muito importante para a PM-TO, pois os policiais vão poder atender os turistas, quando assim for demandado aos policiais militares, sobre questionamentos e orientações na zona urbana ou rural. “Com maior conhecimento técnico, sobre o atendimento turístico, o policial terá subsídios para atender bem o turista, e poderá aplicar os conhecimentos, também em outras atividades da polícia militar. Com isso tudo quem ganhará será a comunidade tocantinense, pois com o turista satisfeito, ele vai querer voltar para visitar outros atrativos”, disse o comandante.

Para a analista técnica do Sebrae – Tocantins, Ana Flávia Borges, os pequenos produtores rurais podem e devem ser inseridos nesse projeto turístico, e as crianças são bons disseminadores de conhecimentos. “Por isso é importante que todos vocês participem dessa conversa, o turismo é um grande gerador de emprego e renda, e precisa ser conhecido em todos os detalhes, para que possa ser bem planejado”, disse a técnica.

O presidente da Agtur, Eudes Assis, destaca a importância destes cursos nesta etapa do projeto. “Estamos na reta final de entrega do Destino Taquaruçu, e queremos que não apenas os nossos empreendedores, mas que todos que estejam de alguma forma ligados ao atendimento turístico, como no caso os PMs, e os alunos que são o futuro do turismo na nossa cidade, estejam aptos a receber bem os nossos turistas”, ressaltou o gestor.

Cursos

As capacitações voltadas ao atendimento ao cliente, marketing digital e métodos de divulgação das empresas no Google, entre outros, tiveram mais de 900 vagas em diversos cursos e foram ofertados entre os meses de julho a dezembro.

As inscrições foram gratuitas, e os cursos realizados, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac),  em Palmas, Taquaralto, Taquaruçu e Buritirana.

Edição: Lorena Karlla