Agtur realiza 1ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo

Agência de Turismo

Autor: Malena Mota / Edição: Denis Rocha | Publicado em 26 de março de 2024 às 06:11

Membros do Comtur aprovam caledário das próximas reuniões

Na primeira reunião ordinária do ano, os membros do Conselho Municipal de Turismo de Palmas (Comtur) debateram sobre pautas de interesse da entidade, bem como a aprovação e posse do novo secretário-executivo do conselho, Marcos Miranda. A reunião foi realizada na sexta-feira, 22, com a participação da maioria dos representantes do conselho, que é composto por membros da Prefeitura de Palmas e entidades do segmento de turismo.

A abertura da 1° reunião Ordinária do Conselho Municipal de Turismo de Palmas foi realizada pelo presidente do Comtur e da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Giovanni Assis, e, em seguida, o mesmo abriu as pautas para votações. Dando sequência o secretário-executivo da Agtur, Marcos Miranda, conduziu a apresentação das pautas como a definição do calendário de reuniões do Comtur 2024, sendo propostas datas que não coincidam com eventos importantes do setor do turismo, como o Fórum Estadual de Turismo (Foerstur) e das feiras da Associação de Brasileira de Viagens (Abav), entre outras. O calendário de reuniões do Comtur foi  aprovado por unanimidade.

O secretário-executivo do Conselho, Marcos Miranda, lembrou que as datas marcadas com antecedência permitem maior participação dos membros nos encontros. “É claro se houver necessidade de outras demandas, há a possibilidades de realizarmos encontros extraordinários”, esclareceu o secretário.

Outro detalhe importante colocado pelo secretário foi à composição do conselho, e a validade do mandato, que será de 2024-2025. “É no Comtur que vamos direcionar as políticas públicas do turismo municipal, e cada um de vocês tem grande responsabilidade para com o turismo da nossa cidade, pois vai mudar a gestão municipal, mas vocês permanecerão e darão continuidade às ações do turismo da Capital”, enfatizou Marcos.

Outra nova sugestão para a entidade é uma nova repaginada na logo, que será produzida pela equipe da Secretaria de Comunicação do Município (Secom). Novas comissões também poderão ser criadas, com temas de pautas específicas que necessitam de estudos prévios e aprofundamentos das discussões. As comissões terão tempo de existência determinado e poderão abordar diversos temas relevantes para o turismo municipal como: Turismo Náutico, Turismo de Pesca e Turismo de Sol e Praia no Lago da UHE Luiz Eduardo Magalhães, Ecoturismo e Turismo de Aventura na Serra do Lajeado e nos vales de Taquaruçu e de Taquaruçu Grande, entre outras.  As comissões serão criadas mediante o interesse do Comtur de Palmas.

O presidente do Palmas Convention & Visitors Bureau, Marcelo Perim, faz parte da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-To), e em sua fala ressaltou a disposição das parceiras com a entidade. “Quero agradecer a confiança de todos e dizer que temos muito trabalho pela frente. Vamos caminhar juntos visando o desenvolvimento de todos os setores da cidade”, afirmou Perim.

Quanto a pauta de votação sobre o Regimento Interno, disse Maria Arislêda da Associação Brasileira dos Profissionais de Turismo (Aprotur): “Eu proponho que possamos ter um tempo um pouco maior para analisarmos a proposta e seja que seja suspensa a votação por enquanto”.

Ao final do encontro foi criada uma Comissão para analisar melhor as proposições do Regimento Interno e a revisão da lei de criação do Comtur quanto possibilidade da entrada de novos membros ou redução do número de Instituições representantes. Esta comissão será constituída por quatro membros do conselho, e uma reunião extraordinária será convocada para as deliberações das definições.

Membros da Comissão

Wertemberg Nunes (Governanaça de Taquaruçu - Goverta); Marcelo Perim - Palmas Convention & Visitors Bureau; Marcos Kosh (Associação Brasileira de Indústria de Hotéis – ABIH-To) e Maria Arislêda (Associação Brasileira dos Profissionais de Turismo - Aprotur).

Comtur Palmas

O Comtur é um colegiado do setor de Turismo composto por entidades representativas da Sociedade Civil, Instituições de Ensino, da Iniciativa Privada e do Setor Público, tendo como responsabilidade assessorar no planejamento e na implementação das políticas municipais de turismo. Dentre os objetivos  podem ser destacados o incentivo as ações estratégicas para o desenvolvimento do setor, além de estudar e propor matrizes de investimento, em colaboração com o  trade turístico e entidades de classe. O colegiado também pode fiscalizar as ações da administração municipal e indicar projetos de conservação ambiental, preservação da cultura ou de patrimônios arqueológicos e de inclusão produtiva, com vistas a sustentabilidade dos recursos turísticos de Palmas.