Aldeia Tabokagrande recebe turista em festa da diversidade cultural, em Taquaruçu

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 03 de março de 2019 às 15:14

Nesse sábado, 02, o público apreciou o Corte da Boiuna, animada pela banda TabokaGrande

Os gigantes de Palmas recebem os visitantes na Aldeia Tabokagrande em festa que mescla referências da cultura popular, mitos e lendas, batuques e a queima de tambores, em uma programação gratuita durante todo o período do carnaval.

 

Nesse sábado, 02, o público apreciou o Corte da Boiuna, animada pela banda TabokaGrande, apresentação na Roda dos Gigantes e a Queima dos Tambores.  A publicitária Jéssica Vieira, que há três anos participa da festa, nesse carnaval levou a família para conhecer. “Eu gosto de vir porque é a valorização da cultura popular, do que é nosso, e quis mostrar isso aos meus pais, aqui é muito bonito”, disse.

 

Durante a queima de tambores, o organizador da Festa, Whertemberg Nunes, falou da importância cultura popular. “Que ela não seja criminalizada, e nem substituída por outras culturas de fora, como vem acontecendo atualmente”, avaliou.

 

Programação

 

Domingo 03/03

 

Portal da Boiuna

19 horas

Ritual mitológico das águas e do feminino, que se personifica simbioticamente num conceito próprio, o Boi e a Cobra Grande.

 

Segunda 04/03

 

Roda do Turimbó - Momento de consagração dos preceitos TabokaGrande.

19 horas

 

 

Terça feira 05/03

 

Corte dos Gigantes - Um dos gigantes que representa a terra é escolhido para fazer “a corte no ano” (espécie de reinado do ano em curso) e fica durante todo o ano para receptivo da Aldeia

19 horas



Edição e postagem: Iara Cruz