Alegria e integração marcam o 1° Grito de Carnaval do Parque da Pessoa Idosa

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Lorena Karlla | Publicado em 15 de fevereiro de 2023 às 10:39

Programação realizada nesta quarta-feira, 15, contou com a apresentação da Orquestra Jovem da Banda de Música da Guarda Metropolitana

Fantasiada dos pés à cabeça, Maria Abadia Oliveira Barros, de 64 anos, chamava atenção no 1° Grito de Carnaval do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier, na manhã desta quarta, 15. Em meio aos participantes da programação realizada pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Maria Abadia contou qual foi sua inspiração. “Queria ser a bailarina mais cheguei do baile dos idosos, queria chegar brilhando (rs); minha filha fez a maquiagem, meu neto me chamou de linda, e meu marido questionou o tamanho do meu short, mas, tudo isso é só alegria”, contou. 

O Grito de Carnaval do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier teve como marcas a alegria e integração e o encontro de gerações com os componentes da Orquestra Jovem da Banda de Música da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP). A banda animou o evento com uma mostra de marchinhas carnavalescas executadas por 10 músicos. 

Conforme a secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Aguiar, o Grito de Carnaval demonstra bem a proposta do Parque e da Política Pública voltada ao idoso na Prefeitura de Palmas. “Proporcionar qualidade de vida, bem-estar, equilíbrio emocional, integração social, com inclusão e também essa troca intergeracional: hoje aqui vemos esses jovens músicos empolgados em se apresentar para este grupo de idosos, é essa a proposta do Parque, um espaço para acolhê-los e para beneficiar cidadãos que tanto contribuíram ao longo da vida”, destacou a titular, que no final do evento anunciou a ampliação do ‘bailinho’ da Terceira Idade para que seja realizado todas as semanas. “Anotem aí, todas as quinta-feiras, das 16 às 18 horas, aqui no Parque da Pessoa Idosa, teremos esses momentos.”

O coordenador da Orquestra Jovem da Banda da GMP,  Inspetor Rênison Oliveira, explica que a apresentação dos jovens músicos, comandando saxofones, trompetes, trombones e instrumentos de percussão, aos idosos foi um desafio, porém aceito com muito prazer. “Eles se alegram muito quando vêm tocar para os idosos, se empolgam, porque este é um público muito especial, que tem animação e energia”. 

Energia não faltava para Nazaré dos Santos, de 64 anos; Francisca Cavalcante Santos, de 66; e Antônia Cavalcante dos Santos, de 67 anos. As três chegaram juntas ao evento e não perderam o ritmo. “Estamos vivas, animadas e alegres. Não podíamos perder essa festa”, explica Antônia.

Atualmente 240 idosos estão matriculados nas atividades realizadas no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier. As vagas ainda estão disponíveis e mais informações podem ser obtidas aqui.

 

Texto: Lorena Karlla/Sedes

Edição: Secom