Alunas da rede municipal conquistam medalha de ouro em olimpíada de matemática

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação / Semed | Publicado em 24 de maio de 2023 às 16:30

Elas participarão da Cerimônia Nacional de Medalhistas de Ouro da Obmep, em junho, em Florianópolis (SC)

Duas estudantes da rede municipal de ensino de Palmas são medalhistas de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Natália Cipriano Portilho e Samara Dias Caldas cursam o 8º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Anne Frank e irão participar da Cerimônia Nacional de Medalhistas de Ouro, a ser realizada entre os dias 4 e 6 de junho de 2023, em Florianópolis (SC). Apenas mais um aluno em todo o Tocantins obteve a mesma colocação e também irá participar da cerimônia.

Para se preparar, Natália resolveu muitas questões de provas anteriores e priorizou conteúdos que não conseguia desenvolver bem, além de manter a constância nos estudos. “Me surpreendi muito ao saber que conquistei uma medalha de ouro. Apesar de ter sido uma surpresa, foi uma meta pessoal de 2022 que alcancei, uma das mais importantes. Gostaria que todos os meus colegas passassem por esse mesmo sentimento, por essa mesma conquista, pois isso nos abre o horizonte”, disse.

A estratégia de Samara foi aprimorar o raciocínio lógico por meio da resolução das provas de anos anteriores. Acerca dos sentimentos que traduzem a conquista, ela afirma que são um misto de “felicidade, entusiasmo, sentimento de realização e orgulho de si.”

A professora Verônica Gama é uma das que ministram a disciplina na escola. Ela considera que a matemática é uma sequência, e a conquista das alunas é um mérito de toda uma equipe, comprometida com a metodologia da resolução de problemas e desenvolvimento do raciocínio lógico. “Ensinar matemática não é fácil, mas com profissionais e família comprometidos o resultado será diferenciado.”

Valter Francisco de Almeida também leciona matemática na Anne Frank. Ele afirma que busca trabalhar o protagonismo e aguçar a curiosidade dos alunos. “Costumo criar problemas que sejam próximos na vida real e estimulo que analisem o que cada questão pede, quais os objetivos de uma sequência de perguntas, como aquilo pode ser aplicado em outro problema. Gosto que reflitam sobre a importância da matemática na rotina de cada um”, considera.

Na rede municipal, a Obmep é coordenada pelos técnicos do setor de currículo, da Diretoria de Ensino Fundamental, com a orientação do professor doutor da Universidade Federal do Tocantins, Paulo Cléber Mendonça Teixeira, coordenador da Obmep no Estado. As provas da primeira etapa da 18ª edição serão realizadas dia 30 de junho.

Texto: Redação Semed

Edição: Secom Palmas