Alunas da rede municipal de ensino se classificam para a semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 21 de outubro de 2019 às 17:26

As produções são baseadas no tema da edição: ‘O lugar onde vivo’

As alunas da rede municipal de ensino da Capital, Ana Clara Luz, do 7º ano, e Ana Beatriz Rodrigues Paes, do 8º ano, ambas da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, se classificaram para a fase semifinal da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), que acontece em São Paulo – SP, no período de 23 a 26 de outubro.  Enquanto Ana Clara Luz concorre na categoria Memórias Literárias, com o texto ‘Saudades do Canela’; Ana Beatriz Rodrigues Paes, disputa na categoria Crônica, com o texto ‘Sempre em Busca de Luz’. Para a elaboração dos seus trabalhos as alunas contaram com a orientação da professora Marilda Belizário Silva Ribeiro.

As produções são baseadas no tema da edição, que contempla ‘O lugar onde vivo’, e estimula os alunos a estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento da sua cidadania.

A semifinalista da OLP, Ana Beatriz Rodrigues Paes relata a alegria de ter seu texto escolhido. “Foi um sentimento gratificante de reconhecimento de todo o esforço e trabalho que tivemos, e alegria principalmente por representar o Tocantins na OLP com um gênero muito difícil de ser trabalhado que é a crônica”, comemorou.

Segundo a aluna, o hábito de ler e escrever lhe propiciou expressar sentimentos e que o incentivo da professora a fez “deixar a insegurança de lado e escrever um texto baseado numa experiência que eu vivenciei. O concurso me proporcionou um amadurecimento muito grande, tanto nas minhas ideias quanto na minha escrita, e me fez descobrir uma paixão que eu nem sabia que existia pelo gênero Crônica”.

A gestora da escola Beatriz Rodrigues, Michelle Morais fala sobre a importância de projetos como a OLP para o crescimento do aprendizado dos alunos. “Como professora de Língua Portuguesa que sou, esse é um projeto que acredito, incentivo e colaboro com os professores. Ficamos muito felizes em representar a rede municipal em duas categorias, Crônica e Memórias Literárias, e estamos na torcida para que nossas alunas avancem na competição, passem na etapa estadual e possam representar Palmas na etapa regional, onde terão a oportunidade de interagir com outros alunos e trocar experiências. Nós sabemos que o primeiro lugar é bem disputado, mas só a vivência da participação já é um grande prêmio”.

Edição: Lorena Karlla