Aluno da ETI Caroline Campelo representa Palmas em Torneio Norte/Nordeste de Natação em Salvador

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 12 de setembro de 2019 às 09:34

Competição acontecerá entre os dias 13 e 15 de setembro

O aluno Lucas Martins, do 8° ano da Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, localizada no Santa Fé II, irá representar a Rede Municipal de Palmas no Torneio Norte/Nordeste de Clubes de Natação Infantil - Troféu Walter Figueiredo Silva, entre os dias 13 e 15 de setembro, em Salvador (BA).

Treinando há pouco mais de um ano, o aluno/atleta foi selecionado pelo professor Éder Rabelo, que destacou a disciplina e determinação do aluno durante os treinos. “A dedicação de Lucas nos treinos é superior a outros atletas da mesma idade dele, e isso é um fator determinante para um atleta iniciante. É encantador também ver o apoio dos pais, que estão sempre presentes, desde o início”, disse o professor.

Lucas, que sempre participou de maratonas aquáticas no Lago de Palmas, vive a emoção de ter seu primeiro contato com o mar, nesta competição, que será realizada em mar aberto, uma experiência e tanto para o jovem que nunca participou de nada nesta dimensão. “Sei que não foi fácil para meu treinador me escolher, diante de bons atletas que representam a natação em nossa escola, mas farei por merecer essa indicação. Estou muito feliz, e o coração já está a mil, por ser a primeira vez que irei nadar em águas abertas”, relatou emocionado.

O professor  ainda falou dos obstáculos dessa competição e a expectativa que tem em relação ao aluno. “Sinto muito orgulho de ser o professor e treinador do Lucas, um menino que tem um bom desempenho na água, e hoje, é um dos melhores atletas da nossa unidade escolar. Vê-lo representar Palmas, o Estado do Tocantins e a escola Caroline Campelo é gratificante. Não espero que ele traga apenas medalhas, mas sim, uma bagagem de tudo que irá viver lá, experiência que poucos atletas iniciantes podem ter”, finalizou.

Para a competição, a rotina de treinos foi intensiva, todas as terças, quintas e sextas-feiras, das 17  às 19 horas, sempre após o horário de aulas.

Lucas compete na categoria infantil II, sendo 200m costas, 50m borboleta, 200m livre e 50m costas.

Torneio

O evento faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) com realização da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA).

São esperados cerca de 500 atletas para o torneio, que ultrapassou a média de 350 inscritos registrados nos últimos anos. O acesso do público será gratuito.