Aluno recebe cadeira escolar adaptada para ajudar na acessibilidade durante as aulas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 05 de junho de 2023 às 09:18

Novo móvel escolar ajudará Bernardo, aluno do Cmei Matheus Henrique que tem nanismo, a desenvolver as atividades escolares

Bernardo Jeronymo Sena Castro Corcino, de 4 anos, aluno do Pré Escolar I do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Matheus Henrique de Castro, tem um transtorno que se caracteriza por deficiência no crescimento. A patologia é conhecida como nanismo e resulta numa pessoa com baixa estatura se comparada com a média da população de mesma idade e sexo. Desde o ano passado, ele frequenta a unidade educacional e, por sua estatura, a equipe pedagógica observou que eram necessárias algumas adaptações no espaço escolar para que o seu desenvolvimento e acessibilidade fossem melhorados. 

Uma das dificuldades que Bernardo apresentava era em relação à acomodação na cadeira escolar, pois a altura do móvel não contribuia para o cotidiano do aluno em sala de aula. Os educadores Síntia Sobrinho Fernandes, Roni Lopes Nascimento, Najla Alves Macedo e Merenciana Martins Neta Pereira sempre davam um jeitinho para que Bernardo se sentisse à vontade e bem durante as atividades, mas sabiam que uma cadeira adaptada ajudaria bastante seu dia a dia na escola. 

Para atender à solicitação da equipe escolar, foi entregue nesta segunda-feira, 5, uma cadeira totalmente adaptada para Bernardo. Os amiguinhos da turma, professores e a secretária da Educação de Palmas, professora Fátima Sena, acompanharam de perto a alegria do colega com a surpresa. Bernardo sentou, experimentou todas as facilidades que o móvel irá proporcionar e ainda falou com todos no microfone. “Estou feliz! Obrigado”, disse ele com sorriso.

Para a diretora do Cmei, Maria Clara da Silva, a cadeira vai ajudar Bernardo a ter mais acessibilidade e conforto. "Acreditamos que a nova cadeira vai ajudá-lo a ter autonomia e independência, além de se sentir incluso", disse, ressaltando a felicidade de todos com a aquisição. 

A educadora Merenciana Martins Neta Pereira, uma das professoras de Bernardo, acredita que a cadeira adaptada proporcionará autonomia ao aluno em sala de aula durante as atividades. “Ele vai conseguir sentar e levantar sozinho, com independência na mobilidade e de acordo com sua vontade”, expressa.

 

Texto: Redação / Semed 

Edição: Secom Palmas