Alunos assistem palestra de encerramento da Semana Nacional de Trânsito

Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte

Autor: Marcio Greick | Publicado em 27 de setembro de 2022 às 08:34

Atividades aconteceram em várias unidades de ensino da rede municipal e particular da Capital

A  Semana Nacional de Trânsito que, geralmente, acontece de 18 a 25 de setembro, este ano em Palmas teve atividades até nesta terça, 27, com palestra de encerramento numa escola particular, realizada pela a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu). A programação de todos os dias contou com ações de conscientização em segurança para condutores, ciclistas e pedestres, abordando educação para o trânsito, em várias unidades de ensino da rede municipal e particular da Capital, com o tema, 'Juntos salvamos vidas'. 

No úlitmo dia, mais de 60 estudantes do 3º ano do ensino médio assistiram às dicas dos agentes de trânsitos Carolina Santos e Jocimar Pereira, que falaram sobre fatores de risco e apresentaram dados estatísticos dos óbitos na Capital, provocados pela imprudência de condutores. De acordo com os números apresentados pelos agentes da Sesmu, em 2021, foram registradas 66 mortes no trânsito na cidade.  Em 2022, de janeiro a junho, contabiliza 43 óbitos, sendo que 79% das vítimas são motociclistas.

Na oportunidade, os servidores explanaram sobre os cuidados que se deve ter nas vias, tanto enquanto pedestres, condutores ou ciclistas. A estudante Luana Lagemann Rossato, está em fase de processo para tirar a sua carteira de habilitação (CNH). Para ela, a palestra foi oportuna, pois tirou muitas dúvidas sobre as normas de circulação. “Vai me ajudar muito quando eu for fazer as aulas práticas de habilitação” disse, acrescentando que ficou impressionada com os números de acidentes com vítimas fatais, na Capital.

Para a professora Cácia Maya, a palestra foi de suma importância para os jovens que estão se preparando para ser futuros condutores.  “Devemos despertar neles a consciência da solidariedade no trânsito, e da responsabilidade de quem dirige”, ressaltou.

A Semana Nacional de Trânsito foi realizada com a participação dos mascotes da Sesmu, ‘Vidinha e Amarelinho’, e pelo grupo de teatro da Secretaria Municipal da Saúde, com atividades lúdicas com os temas: perigo do consumo de álcool antes de dirigir, cuidados que os pedestres devem adotar nas vias, atravessar sempre na faixa de segurança e atenção às sinalizações de trânsito.