Alunos da Casa de Cultura Prof.ª Maria dos Reis realizam primeira Mostra Artística de 2023

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP | Publicado em 02 de junho de 2023 às 11:36

Mostras ainda serão realizadas em outros equipamentos da Fundação Cultural

O semestre está acabando, é chegada a hora dos alunos e professores dos cursos de iniciação às artes do Centro de Criatividade da Fundação Cultural de Palmas (FCP) apresentarem aos pais e à população todo o trabalho desenvolvido durante as aulas. Nesta quinta-feira, 1º, os alunos da Casa de Cultura Professora Maria Dos Reis, em Taquaruçu, realizaram a primeira Mostra Artística do ano. Se apresentaram os alunos de balé, violão e do Projeto Casulo.

As apresentações iniciaram com os alunos de violão e musicalização infantil, sob coordenação do professor José Lucas Santana. Ele aproveitou a oportunidade para ressaltar o objetivo de um dos cursos. “Os alunos da musicalização infantil desenvolvem muitas habilidades com o curso, não só na área da música, mas também em outros segmentos da arte, como o teatro. Além disso ajuda na coordenação motora, concentração e memorização”, disse José Lucas.

Logo em seguida, as alunas do balé se apresentaram acompanhadas da professora Sara Gomes. Durante as apresentações, os pais se emocionaram e ficaram felizes de ver o desenvolvimento dos filhos. Simone Lopes é mãe de Heitor Lopes, 8 anos, que faz aula de violão e pintura, e Júlia Lopes, 5 anos, que faz balé e pintura. A mãe falou sobre o antes e depois das crianças iniciarem as aulas. "Eu percebi que os dois se desenvolveram muito, não só no que eles aprendem nas aulas, mas no comportamento em casa e na escola. Além disso, essas atividades artísticas ajudam muito na saúde mental deles”, disse Simone.

 

Projeto Casulo

Para finalizar a Mostra, os alunos do Projeto Casulo I e II fizeram uma apresentação a céu aberto na Praça Joaquim Maracaípe. O professor Felipe Trindade ressaltou a importância do projeto. “O objetivo dele é resgatar a cultura popular, que são as danças de rodas, as danças de coco, a catira, o xaxado e o baião. O que a gente fez aqui hoje foi uma mistura de todas essas danças e estamos preparando uma apresentação incrível para o final do ano”, explicou o professor. 

A coordenadora de projetos do Centro de Criatividade, Liubliana Moreira, estava presente no evento e explicou aos pais que essa Mostra que acontece no meio do ano é apenas para apresentar o processo de construção da apresentação principal, que acontecerá no final do ano.

Ainda serão realizadas apresentações no Espaço +Cultura Atriz Educadora Marcélia Belém, Quadra Arse 131 (1304 Sul); no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e na Pracinha da Cultura -  Rua MS 17, Morada do Sol II. Confira a programação aqui.