Alunos da Casa de Cultura professora Maria dos Reis demonstram talento em Mostra Didática de encerramento do semestre

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 14 de dezembro de 2019 às 12:07

Em sua 13ª edição a Mostra teve balé clássico, jazz, danças folclóricas, MPB e teatro

Criança que não faz arte não é criança que brinca, corre, pula... Mas não é desse tipo de arte que vamos falar. Estamos falando de crianças e adolescentes fazendo música, dança, teatro, artes visuais. Meninos e meninas que passam o ano se divertindo e aprendendo e que fizeram bonito, nesta sexta-feira, 13, na Mostra Didática de Artes da Casa de Cultura Professora Maria dos Reis, em Taquaruçu.

Em sua 13ª edição, a Mostra Didática de Artes do Centro de Criatividade da Casa de Cultura Professora Maria dos Reis trouxe apresentações de balé clássico, jazz, danças folclóricas, música popular brasileira e teatro. As turmas e alunos, das menininhas do balé clássico, até os adolescentes do teatro, se revezaram no palco para mostrar que gente pequena com oportunidade e criatividade desenvolve diversos talentos.

Sob a orientação do professor Felipe Trindade, as meninas da turma de dança infantil iniciaram a noite com uma apresentação de carimbó. Já o grupo juvenil apresentou uma coreografia de xaxado, ambos na temática de dança folclórica. A turma de dança apresentou ainda um teatro corporal sob a temática ‘Diferença de Gênero no Ambiente de Trabalho’, uma crítica ao tratamento diferenciado entre homens e mulheres no ambiente de trabalho.

O público também pôde apreciar as apresentações musicais de  ‘Tocando em frente” , de Almir Sater em interpretação do grupo Música Popular Brasileira, da turma do professor Diego Brito, que também levou ao palco a música ‘A Paz’, de Gilberto Gil, e ‘Nós é Jeca Mais é Jóia’, de  Juraíldes da Cruz.

No Balé, a turminha de iniciação apresentou ‘Travessuras na Aula de Balé’. Já as meninas da turma jovem apresentaram coreografias de jazz, monitoradas pelo professor Tarleison Souza.

Para encerrar a noite, a turma de teatro apresentou a peça ‘Ninho’, uma  reflexão sobre as causas da depressão. A Mostra conta ainda com a exposição de artes visuais, Solo Concreto, em exibição no salão de exposição da Casa de Cultura Professora Maria dos Reis.

Aluna de dança, a Ana Luiza, de 15 anos, participou das apresentações de jazz, afirmou que participar das aulas de dança ajuda a sair da rotina e conhecer pessoas. “Participar das aulas de dança é muito legal, me ajuda sair da rotina só da escola, conhecer gente e também faz bem para saúde. Balé é um exercício, nisso é bom para minha saúde”. Já Ludmila Vitória Lima, 15 anos, afirmou que o curso de Balé ajudou a ser mais feliz. “Quando entrei no balé eu estava muito mal, tinha depressão, e me ajudou bastante. Hoje sou uma pessoa alegre, feliz”, contou.

Para a mãe de uma aluna do Balé Infantil, Simone Fernandes, ter o curso de balé em Taquaruçu é muito bom, pois facilita a participação das crianças que moram na região e não precisam se deslocar até Palmas para participar das aulas. Além disso, Simone destacou que a atividade ajuda no desenvolvimento da filha que “ficou bem mais concentrada” depois de praticar a essa modalidade.

Os cursos de Artes da Casa de Cultura Professora Maria dos Reis nas áreas se artes visuais, artes cênicas, música e danças são ofertados gratuitamente com matrículas semestrais. Interessados em participar devem se matricular a partir do dia 20 de janeiro.