Alunos da Casa de Cultura Professora Maria dos Reis encantam a todos com seus múltiplos talentos

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Texto e edição: Secom/Palmas | Publicado em 02 de dezembro de 2023 às 14:32

Mostra Criativa de Artes também será realizada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho a partir desta segunda-feira, 4

Com demonstração de muitos talentos e alegria contagiante, os alunos e professores dos cursos de iniciação às artes do Centro de Criatividade da Fundação Cultural de Palmas (FCP) subiram ao palco para mostrar tudo que foi aprendido durante o ano letivo. O evento aconteceu na noite desta sexta-feira, 1º, na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, em Taquaruçu. 

Com exposição de artes visuais dispostas em vários pontos da Escola, que ressaltam temáticas da atualidade, tais como o ia da consciência negra, a Mostra é composta pela exposição dos alunos de artes visuais, que pela manhã. A noite foi realizada a abertura oficial do evento, com a apresentação especial do Grupo Vereda, que encantou a todos com músicas populares, acompanhadas pelo professor Diego Brito, que tocava sua irreverente viola feita da palmeira de buritis. 

Em sequência se apresentaram as turmas de músicas com musicalização infantil, violão e prática em conjunto. O aluno Erick Roseno foi um dos alunos, que ressaltou a emoção de poder após um ano de estudos, poder se apresentar para amigos e familiares.  Para o pequeno aluno de apenas 11 anos, tocar violão é uma aprendizagem que levará para sua vida, e disse que o instrumento já faz parte da sua rotina diária. “Tenho um violão em casa, assim posso praticar mais e fazer o melhor”, disse o talentoso aluno. 

A vez dos grupos de dança roubou a cena com a apresentação do grupo de dança - Casulo, que com muita originalidade contava um pouco a história de Ivonete, uma quebradeira de coco babaçu do Distrito de Taquaruçu. “O grupo mistura dança, teatro e música, para contar a história inspiradora de uma mulher guerreira da nossa cultura popular”, destacou José Trindade, professor e coreógrafo do grupo. Alunos e professores também subiram ao palco para uma empolgante dança de salão. 

A noite foi finalizada com as turmas de balé, coreografadas pela professora de dança, Sara Gomes, que levou para o palco quatro apresentações, que representavam o tema 'Brincadeira de Criança', tais como bambolê, jogo de bolos, bonecas, entre outros. Para Elizete Oliveira, mãe da aluna de balé, Emily Oliveira, de sete anos, que pelo segundo ano consecutivo faz aulas da modalidade no Centro de Cultura, esta é uma excelente forma de aprendizado para as crianças. “Minha filha é apaixonada pela dança, e com a dança, além do amor pela atividade, veio a responsabilidade e disciplina”, enfatizou a mãe da pequena. 

Para a gerente da Casa de Cultura, professora Maria dos Reis, Tânia Mendes, as mostras são momentos importantes na formação dos alunos. “Nós fazemos um evento menor no final do 1º semestre, mas este é especial, por ser o momento de compartilhar os aprendizados não só com a escola, mas com toda a comunidade, e também é um grande incentivo para o aluno continuar seu aprendizado”, finalizou a gerente.

 

Confira a programação das próximas Mostras:

Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

4/12
19 horas: Abertura da exposição de artes visuais na galeria do Espaço Cultural
19h30: Teatro - O labirinto das emoções
20 horas: Homenagem a Elis Regina, Alceu Valença e Rihanna - Alunos violão e canto popular

5/12
19 horas: Turmas de balé do Espaço Cultural e do Espaço +Cultura 
19h30: Turmas de danças urbanas do Espaço Cultural e do Espaço +Cultura
20 horas: Projeto Kpop

6/12
19 horas: Contação de história - Contos para enganar o temp
19h30: Homenagem a Elis Regina, Alceu Valença e Rihanna - Alunos, violão e canto popular

7/12
19 horas: Apresentação de musicalização infantil
19h30: Apresentação dos alunos de violão

8/12
19 horas: Homenagem a Elis Regina, Alceu Valença e Rihanna - Alunos violão e canto popular

12/12
19 horas: Mostra de teclado e núcleo de cordas avançado

13/12
19h30: Teatro - Sonho de uma noite de verão