Alunos da Escola Agroecológica Fidêncio Bogo aprendem na prática a separar material reciclável do lixo comum

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Marcio Greick | Publicado em 05 de novembro de 2019 às 10:37

Quatro turmas de 30 alunos ouviram palestra sobre o tema

Concebida para aliar as matérias do currículo regular com o ensino e divulgação de práticas ecológicas, cujo objetivo é levar o aluno à reflexão acerca da temática ambiental, a Escola Agroecológica de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, localizada na região de Taquaruçu Grande, em Palmas, recebeu na manhã desta segunda-feira, 04, a engenheira sanitarista da Fundação do Meio Ambiente (FMA), Roseanne Veloso. Além dela, esteve presente a empresária do Grupo da Família (recicladora de plásticos, indústria de cordas para varal), Magda Cristina. As duas ministraram palestras para quatro turmas, de aproximadamente 30 alunos, sobre como separar o material reciclável do lixo comum.

Em sua explanação, a engenheira ambiental, Roseanne Veloso, mostrou aos alunos como separar o material reciclável corretamente, qual material tem valor e como funciona o Programa Coleta Palmas, como também onde fica o ponto de entrega voluntária (PEV) da ETI Fidêncio Bogo.

Na oportunidade, a empresária do Grupo da Família, Magda Cristina, falou aos alunos sobre as cores da reciclagem. Com origem em São Paulo (SP), a empresa atua na Capital desde 1994, com 26 colaboradores, gerando empregos indiretos também, que são os catadores de recicláveis.

“Acredito que a nossa empresa possa trabalhar mais em conjunto com a educação ambiental, porque mostramos na prática o que acontece com o lixo gerado pelas pessoas. E isso ajuda muito na conscientização e na importância de separar corretamente os recicláveis”, disse a empresária.

Em seguida, a empreendedora realizou uma dinâmica em grupo com os alunos para que eles identificassem os resíduos e soubessem onde colocá-los. “Vimos que eles já têm uma boa ideia de como dispor dos resíduos e inclusive alguns já levam para o PEV que tem na escola”, concluiu.

VI Congresso Nacional de Educação Ambiental

A engenheira sanitarista da Fundação do Meio Ambiente (FMA), Roseanne Veloso, participa de 6 a 9 de novembro, do VI Congresso Nacional de Educação Ambiental e VIII Encontro Nordestino de Biogeografia, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, em João Pessoa (PB), como mestranda da Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde defende em seu artigo, o programa Coleta Palmas.

Acompanha a sanitarista, o servidor da Fundação do Meio Ambiente (FMA), Danillo Nunes e a estagiária do Coleta Palmas da FMA, Yana Bena.

As atividades programadas incluem conferências, palestras, grupos de trabalhos, cursos especiais e publicações dos artigos como capítulos dos livros editados no formato e-book, amplamente divulgados para consultas, estudos e leituras.