Alunos da Escola Lúcia Sales recebem teatro educativo de prevenção contra a Dengue

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 05 de abril de 2019 às 18:06

O cronograma de ações da mobilização em combate à dengue irá se estender para as demais unidades escolares da Rede Municipal de Ensino


Conscientizar as crianças sobre os perigos e proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que é o causador de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, foi a missão da Trupe da Cultura na manhã desta sexta-feira, 05, na Escola Municipal Lúcia Sales, no Taquari.

 

A Trupe da Cultura foi criada em 2016, por servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com objetivo de assessorar as unidades escolares, produzir e apresentar intervenções artísticas nas escolas, seminários e formações. Hoje, em especial, ela entrou como parceira da mobilização social promovida pelas Secretarias Municipais de Saúde (Semus), da Educação (Semed), de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais (Sedurf), de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Comunicação (Secom), além da Fundação de Meio Ambiente, Defesa Civil, Guarda Metropolitana e Associação de Moradores.

 

Com a peça Cremilda Contra a Dengue, as artistas Cleuda Milhomem e Adriana Dias, mostraram para os pequenos, de forma lúdica, quais são os cuidados que devemos ter em casa, para evitar a proliferação do mosquito, e assim, prevenir que sejam registrados mais casos de dengue em nossa cidade.

 

Atentos aos movimentos de Cremilda e o “mosquito”, as crianças aprenderam direitinho a importância de não deixar água parada em garrafas, pneus, ou qualquer recipiente que possa acumular água, principalmente neste período chuvoso.

 

Samara Batista Morais, aluna do 3° ano, participou da encenação da trupe, durante "a morte do mosquito", já tem um recado para os pais: "não pode deixar água parada", disse.

Para a diretora da escola, Lígia Dias, ensinar brincando é uma maneira fácil, rápida e divertida de “adentrar o mundinho das crianças” e principalmente, reeducar os adultos, intensificando assim a prevenção contra o mosquito.

 

O cronograma de ações da mobilização em combate à dengue irá se estender para as demais unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

 

 




Edição e postagem: Lorena Karlla