Alunos da Escola Meira Matos de Aparecida do Rio Negro visitam estande da Sesmu na Agrotins 2024

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Marcio Greick | Publicado em 15 de maio de 2024 às 11:53

Aproximadamente 30 alunos participaram da simulação de embriaguez usando óculos virtuais em minicircuito

Aproximadamente 30 alunos da Escola Estadual Meira Matos, de Aparecida do Rio Negro, a 76km da Capital, estiveram visitando o estande da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), na manhã desta quinta-feira, 15, na Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins) 2024.

Na oportunidade os estudantes usaram os óculos de simulação de embriaguez ao fazer o percurso de um minicircuito de trânsito sinalizado com cones e fitas. Durante o trajeto, os alunos sentiram na pele de como é dirigir após ingerir bebida alcoólica.  O motorista do ônibus escolar que transportava os alunos, Marcelo Pereira Lopes, fez o teste e ficou impressionado com o resultado. “Realmente é como se estivéssemos perdendo o controle de tudo, muito ruim, quase não consigo fazer o trajeto correto”, disse.

Já o estudante Carlos Daniel, de 17 anos, tentou não perder o equilíbrio ao passar pelas tábuas do minicircuito. “Não é nada bom dirigir embriagado. O risco é muito grande de acidentes”, finalizou. Até a professora Regiane Cristina do Amaral Santos ficou impressionada. “Perdi a estabilidade ao tentar contornar os cones e tive a sensação de enjôo e tontura”, disse. 

A ação de conscientização faz parte da Campanha do Maio Amarelo "Paz no Trânsito começa por você" e tem como  intuito reduzir o número de acidentes, principalmente com vitimas fatais, envolvendo motociclistas na Capital. A Sesmu estará desenvolvendo diversas ações durante o mês de maio, como blitze educativas e repressivas e palestras educativas nas escolas e iniciativa privada. 

O minicircuito e a simulção de direção sob efeito de álcool segue até a próxima sexta-feira, 17, na Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins) 2024, em Palmas.