Alunos da Escola Monteiro Lobato recebem orientações sobre cuidados no trânsito

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 09 de março de 2023 às 09:01

De forma lúdica, as crianças foram orientadas sobre o comportamento adequado em relação à segurança nas vias públicas

A segurança no trânsito também é conquistada por meio da educação e orientação de pedestres e motoristas. Sabendo da importância de formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o cotidiano das cidades, a equipe de Educação no Trânsito do Departamento de Trânsito do Estado do Tocantins (Detran/TO) promoveu na manhã desta quinta-feira, 9. A ação aconteceu na Escola Municipal Monteiro Lobato, um teatro de fantoches para os alunos da unidade.

Durante a apresentação, as personagens Duda e Norminha abordaram de forma lúdica e bem divertida sobre os cuidados que os alunos devem ter no trânsito, como, por exemplo, o uso da cadeirinha, do bebê conforto, assento de elevação e o uso do cinto de segurança. Elas abordaram também os cuidados que devem ser observados na hora de atravessar na faixa de pedestres.

Para a diretora, professora Maria do Socorro Fragoso Alves, ação como esta, voltada para a educação no trânsito é importante, uma vez que algumas crianças fazem o percurso entre a escola e suas casas sozinhas. “As crianças são orientadas constantemente sobre as regras de trânsito, mas notamos que elas interagem e ficam mais atentas, quando o formato de orientação é de forma lúdica e diferente do habitual”, conta a gestora satisfeita com o resultado da ação.

Acompanhe algumas dicas de segurança repassadas aos alunos:

Sempre atravesse na faixa de pedestre e olhe para os dois lados da rua antes de atravessá-la;
Se estiver atravessando a via, aguarde os carros pararem no semáforo para atravessar a via;
Evite atravessar na frente ou atrás de veículos parados;
Use sempre o cinto de segurança, mesmo que esteja no banco de trás do carro.