Alunos da Escola Municipal Antônio Gonçalves visitam Terraquarium no Ceulp/ Ulbra

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Márcio Greick | Publicado em 03 de junho de 2019 às 11:37

Atividades terão seu ponto alto na quarta, 05, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

Durante a semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação do Meio Ambiente (FMA), em parceria com o Centro Universitário Luterano de Palmas Ceulp/Ulbra e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), realiza de 03 a 07 de junho, várias atividades voltadas para a conscientização da população sobre a importância da preservação  do meio ambiente e uso consciente dos recursos naturais.

Na manhã desta segunda-feira, 03, aproximadamente 30 alunos da Escola Municipal Antônio Gonçalves, localizada na Quadra Arso 111, visitaram o Terraquarium do Ceulp/Ulbra. Os alunos participaram de diversas atividades, desde o plantio de mudas de espécies nativas, plantio de hortaliças em canteiros e passeio pela trilha, e criação do boneco Cuca Verde.

Um dos pontos altos da visita foi quando as crianças adentraram a mata e percorreram a trilha dos sentidos, onde puderam conhecer várias espécies de animais silvestres, empalhados, que ficam em vários pontos da trilha, como veado, cotia, seriema, coruja, cobra, lobo-guará, tamanduá com filhote, dentre outros.

O estudante Isac Firmino de Oliveira, de nove anos de idade, ajudou a fazer um plantio de uma árvore. “Eu gostei muito em conhecer a floresta e ajudar a plantar uma árvore”, disse.

A coordenadora e professora do projeto Terraquarium: Educação e Meio Ambiente, Conceição Previero, disse que o principal objetivo é despertar o cuidado nas crianças com relação ao meio ambiente. “Aqui elas têm o contato com a natureza e aprendem a ter conscientização ambiental por meio da vivência no cerrado, como desde o plantio da semente e o seu processo de desenvolvimento”, disse.

A professora Alessandra Dias acredita que a visita ao Terraquarium foi uma experiência ímpar para as crianças. “Nossos alunos puderam na prática conhecer o meio ambiente em que vivem onde despertou em cada um deles o sentimento de conscientização ambiental”, acrescentando que na prática elas aprendem como devemos preservar o meio ambiente através da vivência com a natureza e os animais.

As atividades terão seu ponto alto na quarta, 05, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, tendo como foco principal ações de combate e prevenção às queimadas, com a realização de palestras, oficinas, caminhadas, blitz ambiental, dentre outras.