Alunos da Escola Municipal Beatriz Rodrigues aprendem a separar material reciclável

Fundação Municipal de Meio Ambiente

Autor: Márcio Greick | Publicado em 23 de abril de 2019 às 11:44

Durante a ação, os alunos recebem um folder explicativo sobre o Programa Coleta Palmas 

Os alunos da Escola Municipal Beatriz Rodrigues receberam na manhã desta terça-feira, 23, a equipe da Fundação do Meio Ambiente (FMA), que passou orientações sobre a forma correta de fazer a separação de materiais recicláveis. Durante a explanação os alunos também receberam um folder explicativo sobre os pontos de coleta bem como os tipos de materiais que não servem para reciclagem. A programação segue até quinta-feira, 25, quando acontece o Dia C de Coleta Seletiva, na própria escola.

 

Na sala de aula a estagiária de Engenharia Ambiental, Ana Victoria Zanato, faz a demonstração aos alunos, usando três baldes caracterizados para a coleta de recicláveis, como metal, plástico e papel. No conteúdo de cada balde é possível encontrar garrafas de plásticos, caixa de leite integral, papel, caixa de ovos, dentre outros. 

 

O aluno do 7º ano, João Gabriel, é morador da Arno 42, e já realiza a coleta seletiva  em sua casa com ajuda da avó e de sua mãe. "Nós reciclamos garrafas pets, caixinha de leite, desodorantes", disse, acrescentando que a iniciativa além de ajudar o meio ambiente gera renda para as pessoas que trabalham com a coleta seletiva.

 

O estudante Hállefe dos Santos aprendeu direitinho como separar os materiais durante a demonstração. "Temos que separar os metais dos papéis e plásticos, e devem estar limpos para que possam tem valor comercial", disse. O aluno do 9º ano, Luiz Henrique, acredita que a coleta seletiva ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. "Meu avô separa o material orgânico para usar na horta também", acrescenta.

 

Para a acadêmica de Engenharia Ambiental, Ana Victoria Zanato, o trabalho de conscientização ambiental junto às escolas vai contribuir para o futuro de crianças e jovens. "Eu trago o material separado e limpo para que eles saibam a importância de cada material dentro do processo de reciclagem", disse.

 

Coleta Palmas


Durante a sensibilização é feita também a divulgação dos pontos de coleta voluntária do programa Coleta Palmas. Ao todo são 18 pontos de coleta com contêineres identificados.  Confira a lista completa com a localização dos pontos abaixo:

 

 

Pontos de Entrega Voluntária - Coleta Palmas

 

 

1 Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva - Arno 42

 

2 Escola Municipal Darcy Ribeiro – Arse 91

 

3 Escola Municipal Monteiro Lobato – Arse 102

 

4 Parque Cesamar – Arse 41

 

5 Orquidário – ACSE-SE 40

 

6 Parque do Idoso – ACSU-SO 40

 

7 Resolve Palmas Sul Taquaralto 1ª etapa

 

8 USF Taquari

 

9 ETI Padre Josimo ACSU-NO 30 norte

 

10 Escola Mul. Monsenhor Pedro Piagem – Arne 51

 

11 Parque dos Povos Indígenas – Arne 41

 

12 Defensoria Pública do Tocantins – ACSU-SO 50

 

13 Escola Antônio Gonçalves – Arso 111

 

14 IFTO Palmas – AESE 34

 

15 Escola Municipal Estevão de Castro Aureny III

 

16 ETI Anísio Spinola Teixeira Bertaville

 

17 Escola Municipal Auyrelio Buarque Aureny I

 

18 Cem Santa Rita