Alunos da Escola Municipal Thiago Barbosa emitem RG e CPF através do Projeto Minicidadão

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed Palmas | Publicado em 23 de abril de 2024 às 15:00

Projeto vai atender mais de 450 estudantes gratuitamente durante dois dias; atendimento é resultado de colaboração do MPE-TO, Semed, SSP-TO e outros parceiros

Uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), Ministério Público Estadual (MPE-TO), Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO), por meio do Instituto de Identificação, e Receita Federal está possibilitando aos alunos da Escola Municipal Thiago Barbosa, localizada no Jardim Aureny II, região Sul da Capital, a adquirirem seus primeiros documentos pessoais gratuitamente. A ação visa atender aproximadamente 450 crianças. Os primeiros atendimentos foram realizados nesta terça-feira, 23, e terminam na quarta-feira, 24. Os principais documentos emitidos durante a programação do projeto são a cédula de identidade (RG) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) para as crianças que ainda não possuem.

Esta é 5ª etapa do Projeto Minicidadão que está acontecendo em todas as cidades do Estado e objetiva diminuir o número de crianças sem documentação, de forma a contribuir com o combate ao tráfico de crianças e também com desaparecimentos e até mortes sem reconhecimento. O projeto é de iniciativa do Ministério Público, que facilita a emissão dos documentos de identificação para crianças de 0 a 12 anos. Para ser atendido, o interessado deverá apresentar a certidão de nascimento original e estar presente para tirar a foto 3x4.

Para a profissional de Educação Física e técnica de Desporto da Semed, Carolline Gimenez, “a ação do Projeto Minicidadão tem uma importância fundamental para nossas crianças e principalmente para as famílias da nossa comunidade, uma vez que leva cidadania com a identificação por meios dos documentos. A gente sabe da realidade das nossas famílias e da falta de tempo para irem até as instituições competentes e cumprir todos os protocolos e exigências que os órgãos requerem. Então esse projeto vem facilitar este caminho e trazer mais comodidade às nossas famílias, enquanto nossas crianças, portando seus documentos, podem participar de eventos esportivos e demais eventos realizados pelo município e também pelo estado”, comemora a educadora.

Já o diretor da unidade educacional, Othon Carlos de Almeida Pinheiro, explica que “a ação traz uma comodidade para a comunidade que busca esse serviço dentro da escola, o que proporciona um vínculo com a unidade”, destaca o gestor.

Texto: Semed

Leia tambémProjeto Minicidadão vai emitir carteira de identidade nacional a alunos do Cmei João e Maria