Alunos da ETI Almirante Tamandaré conquistam Júri Popular no Festival Pequenos Cineastas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed | Publicado em 21 de maio de 2024 às 12:16

Premiação aconteceu na noite de domingo, 19, no Centro Cultural Banco do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro

Os alunos João Paulo Herondino, Julia Gomes, Ana Beatriz Coutinho, Ariele Jorge e Ana Cecília da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, localizada na Arse 132 (1306 Sul), em Palmas, juntamente com o professor Deyvid Carvalho, conquistaram mais um prêmio com o curta-metragem "Ivy, seu tempo, suas prioridades". Eles venceram na categoria Júri Popular do Festival Pequeno Cineasta. A premiação aconteceu na noite de domingo, 19, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Os vencedores receberam o Troféu Pequeno Cineasta e uma claquete profissional Kodak.

O curta-metragem estava inscrito nas categorias Júri Oficial e Júri Popular da Mostra Competitiva Nacional Criança, com filmes produzidos por crianças de 8 a 12 anos. Outras sete produções dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte competiram com os pequenos cineastas palmenses, que participaram do evento de premiação graças ao custeio de suas despesas pela Secretaria Municipal da Educação. Durante o período no Rio de Janeiro, alunos e professores participaram de oficinas de cinema para crianças e jovens, mesa-redondinha e workshop.

“Essa conquista é resultado de um trabalho excepcional, que só foi possível graças ao apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e da Marinha do Brasil. Também queremos reconhecer a importância da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o músico Youssef Carvalho pela música principal do curta, que foi bastante elogiada”, agradeceu o professor Deyvid. Ana Cecília, que participou da produção e também é uma das protagonistas, comemorou a conquista. “A gente não imaginava chegar até aqui, receber o prêmio de Júri Popular é muito significativo para todos nós. Somos gratos a todos que acreditaram em nós”, enfatizou a estudante.

Enredo

‘Ivy, seu tempo, suas prioridades’ conta a história de três meninas que mantêm uma grande amizade. Mas tudo muda quando uma delas ganha um celular de última geração, mudando suas prioridades. O filme faz uma reflexão sobre a vida e o tempo, mostrando que cada escolha gera uma história diferente e que é necessário saber o que é mais importante, pois o tempo não espera. A produção foi realizada inteiramente pelos alunos ETI Almirante Tamandaré, com orientação e capacitação do professor Deyvid Carvalho e participação das alunas da Universidade da Maturidade (UMA). O curta teve como trilha sonora a música 'O tempo', do músico e compositor Youssef Carvalho, que autorizou o uso da canção na produção.