Alunos da ETI Almirante Tamandaré participam ativamente dos preparativos da festa junina

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação / Semed | Publicado em 02 de junho de 2023 às 08:26

Pais, responsáveis e toda a comunidade escolar participam da organização do evento

Profissionais e alunos da ETI Almirante Tamandaré, localizada na quadra Arse 132, estão mobilizados com os preparativos do IV Arraiá da unidade, que será realizado neste sábado, 3, a partir das 19 horas. O tema festivo é utilizado pedagogicamente e busca, de forma lúdica, envolver os estudantes com o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As atividades artísticas são as mais requisitadas na produção dos figurinos, arranjos e fantasias utilizadas na festa, mas disciplinas como Língua Portuguesa também aproveitam o mês de junho para a pesquisa e produção de texto.

As amigas Manuella Nóbrega, Ana Beatriz Almeida e Isabela Lysike são alunas do 7º ano e estão ansiosas para participar da festança. Elas têm em comum o gosto pelos estudos e pela produção do arraiá e, por se destacarem nas diversas disciplinas, tiveram a oportunidade de participar diretamente dos preparativos.

Manuela considera a presença dos familiares como um dos pontos altos da festa. “Eu gosto muito das festas juninas porque aprendo sobre vários costumes, danças e culturas. Gosto também de ajudar a produzir a decoração junto com os colegas porque isso faz com que a gente aprenda sobre hábitos de organização e divisão de tarefas. Mas o que mais gosto da festa junina é de estar reunida com meus amigos e familiares para nos divertirmos”, destaca.

A mobilização começa um mês antes e envolve toda a parte cultural da escola, sobretudo os professores do núcleo diversificado das áreas de dança, teatro e artes. Idelma Bastos, diretora da escola, destaca o envolvimento da comunidade e a oportunidade de desenvolver atividades extracurriculares. “Os pais e responsáveis e toda a comunidade escolar aguardam o ano todo por esta festa. Eles participam comprando os produtos, produzindo os filhos para a dança, brincando e dançando juntos. É um momento de grande alegria e movimentação na escola”, finaliza.