Alunos da ETI Caroline Campelo participam do Campeonato Brasileiro Escolar de Natação no Rio de Janeiro

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 20 de março de 2019 às 15:41

Alunos atletas da Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, Santa Fé II, representam a Rede Municipal no Campeonato Brasileiro Escolar de Natação, que acontece na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 21 a 24 de março. A competição é a seletiva para os atletas que participarão do Campeonato Mundial Escolar, em maio.

Os alunos Águeda Alves, Laryssa Monteiro, Ricardo Tomaz, Antônio Carlos e Guilherme Ribeiro, 9º ano, voltaram todos os esforços em prol do bom desempenho no campeonato nacional e representam inspiração para os colegas da ETI. Eles treinam três dias por semana, às terças, quintas e sextas-feiras, após o período letivo, das 17 às 19 horas, o que equivale à seis horas semanais.

Na seletiva eles disputarão algumas das provas que compõem o torneio: 50, 100 e 200 metros nado livre, 50 e 100 metros costas, 50 e 100 metros peito, 50 e 100 metros borboleta, 200 metros medley, e revezamentos 4×50 metros medley e 6×50 metros livre.

A nadadora, Águeda Alves, está na escola há cerca de oito anos e participa de competições há um ano e meio, devido às aulas. Ela avalia a sua participação e dos colegas como uma conquista grandiosa. Será sua primeira participação em um campeonato nacional.

Para o professor de Natação, Éder Rabelo, os alunos estão colhendo frutos plantados no currículo escolar, que tem a natação como componente. Ele ressalta que os estudantes participam mensalmente de competições promovidas pela Federação Aquática do Estado do Tocantins (Faeto) e de duas a três vezes por ano de competições escolares municipais. “Quem treina quer competir e como são várias competições, eles acabam sendo incentivados por isso”, relata.

O treinador destaca que a participação em um evento nacional já significa uma premiação.  Rabelo destaca que a escola e o esporte estão proporcionando a eles oportunidades que muito dificilmente teriam, considerando que advêm de famílias com poucas condições financeiras e de um bairro periférico da Capital.

De acordo com a gestora da unidade, Geane Santana, a participação representa a valorização do trabalho realizado na unidade de incentivar o esporte não só como forma de disciplina e regimento, mas como valorização da autoestima do aluno. “A participação leva pra fora a excelência do trabalho prestado aqui”, conclui.

CBDE e FTDE

A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e a Federação Tocantinense do Desporto Escolar (FTDE) são as responsáveis pelo custeio das passagens aéreas, hospedagem e translado durante o torneio.

Edição e postagem: Lorena Karlla