Alunos da ETI Eurídice Ferreira de Melo se apresentam no Espetáculo Oncotô nesta sexta-feira, 12

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 11 de abril de 2019 às 18:43

Projeto teve início em 2015 e pertence à Escola de Belas Artes, sendo promovido e executado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed)

“A dança como instrumento da educação”, assim o professor Fernando Faleiro, descreve o trabalho que é realizado com os alunos da Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo, que integram a Cia de Dança de Palmas. O espetáculo Oncotô, terceira criação autoral da companhia, que retrata a relação dos jovens com as mídias sociais, transformando em coreografia situações cotidianas do uso do celular, será apresentado nesta sexta-feira, 12, às 20 horas, no Theatro Fernanda Montenegro.

De acordo com o professor, o seu papel é inspirar os alunos, de forma que eles enxerguem na dança, um novo sentido para a vida, através da vivência artística, não limitando o aprendizado à sala de aula, e sim, que seja o primeiro passo para um futuro brilhante.

“Com o surgimento da Cia de Dança em 2015, o interesse dos alunos em fazer parte do grupo foi crescendo e tomando notoriedade dentro da escola. Através de testes de expressão corporal e artística, formamos a primeira turma, e aos poucos fui notando os alunos que já estavam prontos para participar de uma apresentação”, disse Faleiro.

Neste período de existência, a companhia produziu três espetáculos, em que todo o processo de criação foi elaborado por Faleiro e os alunos, desde o nome, figurino, coreografia e músicas.

Jhemilly Parente Guimarães, 13 anos, estudante do 9° ano, relatou entusiasmada sobre sua primeira apresentação. “Desde o quinto ano eu sonho em entrar na cia, não participei dos outros espetáculos e agora, meus pais, tios e irmãos vão poder me ver no palco, fazendo o que tanto amo”, contou.

A Cia

O projeto teve início em 2015 e pertence à Escola de Belas Artes, sendo promovido e executado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed). É formado por 30 alunos, com idades entre 13 e 16 anos.

Os objetivos do projeto são promover a formação corporal e técnica de dança nas modalidades de ballet clássico, jazz, dança contemporânea e danças urbanas; gerar produção artística em dança: criar, compor e produzir coreografias e espetáculos de dança de forma colaborativa ou direcionada, sendo o contemporâneo a modalidade de dança regente para ser apresentada à comunidade escolar e palmense.

Espetáculo Oncotô

Data: 12/04 – Sessões às 20h

Local: Theatro Fernanda Montenegro

Ingressos: R$ 5,00 (moorango)