Alunos da ETI Fidêncio Bogo participam da 1ª edição ‘Tem Criança na Cozinha'

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 26 de outubro de 2021 às 18:05

Eles mostraram todos os seus dotes culinários durante a participação no projeto que aconteceu nesta terça, 26

Os alunos do sexto ano da Escola de Tempo Integral (ETI) Professor Fidêncio Bogo, localizada no Distrito de Taquaruçu Grande participaram nesta terça-feira, 26, de uma aula na cozinha experimental da escola, onde colocaram a mão na massa e mostraram todos os seus dotes culinários durante a participação da 1ª edição do Projeto Tem Criança na Cozinha.

Essa ação é promovida pela Governança de Taquaruçu (Goverta), em parceria com a Agência Municipal de Turismo (Agtur), por meio do 15° Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), que tem como objetivo oportunizar vivências gastronômicas para as crianças, que vão desde a colheita das hortaliças produzidas na própria escola, como também o conhecimento sobre o valor nutricional dos alimentos e execução dos pratos.

A presidente da Goverta, Daniela Aires, explicou que o projeto é uma forma de despertar nas crianças o gosto pela arte de cozinhar. "Queremos mostrar todo o processo do preparo dos alimentos de forma divertida para os pequenos, em ambientes diferentes, como a cozinha. A ideia é expandirmos esse projeto para outras unidades educacionais nos próximos anos, mostrando a riqueza das comidas da nossa região, e do universo gastronômico."

Empolgada com o preparo de uma deliciosa torta de legumes, a aluna Emilly Gabrielly Santana Gomes contou que adora cozinhar e vive isso dentro de casa. "Na minha casa tem uma horta, e eu participo do plantio junto com meu avô, assim, conhecendo os alimentos, posso colocar em prática várias receitas que minha avó me ensina. O que eu aprender na cozinha da escola, posso reproduzir na minha casa", finalizou a estudante do sexto ano.

O professor Cirineu da Rocha destacou que essa ação da equipe do Festival Gastronômico veio para fortalecer um trabalho que já é realizado na escola. "Temos práticas pedagógicas voltadas para a alimentação saudável, que são abordadas em sala de aula, através da história dos alimentos, o processo de industrialização. Esse tipo de vivência permite que os alunos sejam multiplicadores de bons costumes alimentares. Hoje eles estão colocando em prática o que aprenderam sobre sabores, temperos, alimentos saudáveis, muitos replicam um toque das receitas que preparam em casa com os pais, avós, isso é enriquecedor".

O presidente da Agtur, Márcio Neres, também esteve presente na cozinha experimental e ficou encantado com o envolvimento dos alunos durante a realização da atividade. "A gastronomia faz parte do nosso dia a dia, e isso é fascinante. A ação realizada hoje, na ETI Fidêncio Bogo, dá aos alunos a oportunidade de testar, vivenciar a produção da receita, ousar e experimentar, e futuramente, eles serão os protagonistas de outros festivais, disse.