Alunos da ETI Luiz Gonzaga participam de Oficina de Robótica no Sesi Futuro

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 16 de fevereiro de 2019 às 10:07

Evento tem como objetivo proporcionar aos alunos experiências com as novas tecnologias

Alunos do 9° ano da ETI Luiz Gonzaga participaram nesta sexta-feira, 15, da Oficina de Robótica no Serviço Social da Indústria (Sesi), Unidade Palmas. A oficina faz parte da ação que acontece na feira de conhecimentos do Sesi Futuro: I Desafio HackSESI, que tem como objetivo proporcionar aos alunos experiências com as novas tecnologias e a robótica, despertando neles o interesse pela área da tecnologia.

A aluna Lorrany Silva, 14 anos, foi enfática ao apontar a relevância da aprendizagem e do conhecimento adquirido, proporcionados durante a oficina. Ela e seus colegas, Karolaine e Lucas Ribeiro, participaram pela primeira vez do desafio em montar um protótipo, onde além das técnicas de robótica, são considerados tempo, concentração e capacidade de trabalho em equipe para conseguir programar o robô pelo celular.

O responsável técnico do Sesi, Marcel Lara, no trabalho com a robótica, falou do prazer em receber alunos de outras instituições. De acordo com o professor, a oficina torna possível abraçar esse público em parceria e mostrar o trabalho em tecnologia realizado no Tocantins, considerado em 2018, a melhor equipe de robótica na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) do Ensino Fundamental.

O professor de Geografia, Ricardo Marcílio, responsável por incentivar a participação dos alunos no evento, disse que o intuito da iniciativa é tornar possível aos estudantes a visualização de novos horizontes e possibilidades. “Existem outros meios de se aprender, que vão além dos muros da escola, além disso, existem outras áreas do conhecimento e outras técnicas. O curso de robótica é o que há de mais moderno em inovação de ensino. Aqui eles vão aprender linguagem, raciocínio lógico e matemática”, relata o professor.

De acordo com a gerente do Sesi, Patrícia Ferreira, a parceria vem para agregar à vida dos alunos da rede pública, e de outras escolas convidadas, um pouco mais de conhecimento sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo. Patrícia afirma que a robótica faz parte da matriz curricular das escolas do Sesi e o tema foi trazido para que as crianças que ainda não conhecem possam ter acesso, e para as que já conhecem possam manusear equipamentos, montar robôs e trocar experiências nas oficinas.

Revisão e postagem: Iara Cruz