Alunos da Rede Municipal apresentam técnicas dos sistemas agroflorestais na Agrotins

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 07 de maio de 2019 às 15:54

Estudantes da ETI João Beltrão deram uma verdadeira aula acerca dos Sistemas Agroflorestais, na manhã desta terça, 07, na Agrotins

Os alunos da ETI João Beltrão estão participando da Agrotins 2019 com a apresentação de um conjunto de técnicas que vem ao encontro do tema da feira para este ano, que é o agronegócio com sustentabilidade. Resultado das práticas realizadas no espaço da Escola Fidêncio Bogo, prevista para ser inaugurada em breve, os estudantes do 9º ano deram uma verdadeira aula acerca dos Sistemas Agroflorestais (SAF), na manhã desta terça, 07, na abertura da Feira.

O SAF da Escola Fidêncio Bogo foi iniciado há cerca de um ano, mas já serve de base para que os alunos possam vivenciar na prática as muitas possibilidades que surgem ao se recuperar uma área degradada com técnicas que permitem a simultânea produção de alimentos.

“São muitas as vantagens para a agricultura familiar, pois permite a cultura de várias espécies ao mesmo tempo. Enquanto cresce a espécie lenhosa, com o manejo correto é possível permitir a passagem da luz para que outras espécies comestíveis se formem”, exemplifica o aluno Pedro Henrique Silva.

No local, os estudantes reproduziram em pequena escala um SAF com espécies adequadas às condições do Tocantins, contendo mudas de cajá e bacaba, plantas alimentícias não convencionais como o ora pro nóbis e frutas como o abacaxi, além de folhosas e hortaliças.

Todo o conhecimento adquirido com auxílio de monitores do curso de Agronegócio do IFTO está sendo transmitido aos alunos da rede municipal, que têm a oportunidade de aprender desde cedo conceitos acerca da compostagem, ciclo dos elementos e mesmo técnicas de produção.

Além dos experimentos na área da escola, localizada no setor rural de Palmas, os alunos poderão em breve participar de dias de campo nos plantios realizados na área da Agrotins, graças a uma parceria entre a Semed, Seder e Seagro. Com a conclusão da estrutura fixa de banheiros e salas, culturas como milho, abóbora e banana, além da criação de galinhas, poderão ter seu desenvolvimento acompanhado pelos alunos em verdadeiras aulas práticas, já que a produção é voltada para a alimentação escolar.