Alunos da Rede Municipal de Ensino participam da abertura dos Jogos Estudantis do Tocantins

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 30 de abril de 2019 às 12:27

A solenidade foi realizada no complexo esportivo da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso

Estudantes das Escolas de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira, Almirante Tamandaré, I Padre Josimo, Jorge Amado, Marcos Freire, Caroline Campelo e escolas municipais Darcy Ribeiro, Thiago Barbosa, Sávia Fernandes, Antonio Gonçalves Filho e Crispim Alencar participaram nessa segunda-feira, 29, da abertura da etapa regional de Palmas da 29ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) e da 6ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets).

A solenidade, que contou com a participação dos professores de Educação Física responsáveis pelo treinamento dos alunos atletas, foi realizada no complexo esportivo da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso.

Os atletas da rede municipal irão competir nas modalidades tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e atletismo. São escolhidos entre os alunos que apresentam maior desenvoltura nas aulas de educação física, e que passam a receber um treinamento específico visando à participação nos jogos. No total, são 187 alunos municipais competindo nas modalidades coletivas e 72 nas modalidades individuais.

Devido à faixa etária predominante das unidades de ensino palmense, a maior parte dos alunos atletas do município está entre os 12 e 14 anos, enquanto nas escolas da rede pública estadual e particular predominam competidores entre 15 e 17 anos.

As competições iniciam nesta terça-feira, 30, com as modalidades individuais. As modalidades coletivas acontecem até o dia 12 de maio.

Idealizado pela Secretaria de Estado da Educação em 1989, os Jogos Estudantis do Tocantins se tornaram um importante instrumento de desenvolvimento das habilidades físicas dos estudantes, além de promover a integração e inclusão social.

Já os Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), realizados desde 2014, visam fomentar o esporte escolar adaptado, a interação social e o desenvolvimento das aptidões de estudantes com deficiência física, visual e intelectual.