Alunos de Cmei começam a ser atendidos por mobilização de atualização vacinal

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus | Publicado em 04 de abril de 2024 às 13:20

Estratégia de imunização será permanente como uma cartela de serviços das USFs

Quarenta e quatro crianças de seis meses a cinco anos que estudam no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sementes do Amanhã, localizado na Arne 61 (504 Norte), atualizaram o cartão de vacinação na manhã desta quinta-feira, 4. A ação da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), aplicou 86 doses de imunizantes com a presença dos pais. Os alunos do turno vespertino também poderão receber as doses das vacinas no horário de saída da aula.

A estratégia de imunização será permanente como uma cartela de serviços a serem ofertados pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) de referência dos centros de educação municipal. O cronograma completo do primeiro semestre poderá ser conferido abaixo.

Mãe das gêmeas Laura e Luisa Ribeiro, a técnica de enfermagem Luciana Ribeiro de Araújo conta que a ação na escola facilitou a rotina. “Eu tenho o hábito de manter a vacina das duas sempre atualizada e agora já estava na hora delas tomarem uma nova dose e isso me ajudou demais”, desabafou.

A auxiliar de caixa Franciele Pereira Amorim, de 27 anos, comentou que, com o horário de trabalho extenso e a correria do dia a dia, às vezes esquece o período correto para aplicar as vacinas de rotina no filho Henrique da Silva Amorim, de 3 anos. “Geralmente não tenho tempo de levar ele,. Aproveitar os minutos que eu tenho para vacinar ele me descomplica e me deixa mais aliviada de saber que agora ele está devidamente protegido.”

Apesar das agulhadas, a Maria Laura Vieira Barroso, de apenas 5 anos, foi muito corajosa porque sabe da importância da vacinação na vida das pessoas. “Eu tomei as vacinas porque elas servem para a gente não ficar doente”, comentou. O pai, Divino Rodrigues Barros, destaca que mantém o hábito de acompanhar o cartão de vacinação da filha e por isso tinha somente três vacinas para atualizar, sendo o reforço da covid-19, vitamina A e tetraviral.

A secretária da Semus, Anna Crystina Mota, também esteve presente na ação para acompanhar a adesão das famílias. “Fizemos uma busca ativa nos cartões vacinais das crianças e demos esse retorno para os pais da necessidade da atualização da caderneta, tivemos uma adesão importante nessa manhã e vamos permanecer com esse trabalho nas escolas”, destaca a gestora.

Cronograma de imunização

05/04 (sexta-feira)

Cmei Chapeuzinho Vermelho (Arno 73 - 607 Norte)
Cmei Pequeno Príncipe (Arno 43 -  407 Norte)