Alunos do Colégio Militar de Palmas participam do encerramento do ‘Recreião’; ação é encerrada contabilizando 5 mil jovens alcançados

Fundação Municipal de Juventude de Palmas

Autor: Deni Rocha | Publicado em 05 de dezembro de 2019 às 14:45

As atividades do ‘Recreião’ duraram sete dias

Mais de 900 jovens foram impactados com a palestra do rapper Thiagão na manhã desta quinta-feira, 5, no pátio do Colégio da Polícia Militar de Palmas, que encerrou o ‘Recreião’ com uma série de atividades do ‘Projeto Palmas pra Vida’, realizado pela Fundação Municipal de Infância e Juventude (FIJP) em diversas pontos da Capital.

Na palestra desta quinta, assim como nas demais, várias pessoas se emocionaram e quiserem testemunhar o resultado alcançado  em suas vidas. O aluno Mateus Maia agradeceu muito pela palestra e disse o quanto são pertinentes para a sociedade essas ações. “Tudo isso é valoroso para nossa juventude, realmente percebemos que os valores têm sido perdidos. Temos jovens que não têm a presença dos pais, que são violentados ou abusados em todos os sentidos, por isso a palestra foi muito impactante para cada pessoa desse colégio, inclusive para mim”.

A coordenadora do Colégio MIlitar, unidade 2, Maria das Graças declarou que é de suma importância essas palestras, porque existem muitos alunos com problemas psicológicos, de automutilação e autoestima. “Temos muitos alunos que foram, de alguma forma, violentados. Só temos a agradecê-lo por esta palestra que, com certeza, em muitas situações salvou a vida de alguns alunos aqui. Vamos repetir ano que vem. São vidas que são salvas”, disse.

O rapper palestrante Thiagão declarou de forma contundente que os resultados esperados foram atingidos. “Creio profunda e sinceramente que o objetivo foi alcançado. Convicção de que valeu a pena todo minuto investido. O nome saiu do papel e alcançou corações,  ‘Palmas pra vida’, a vida alcançou corações, pessoas publicamente disseram que não iriam mais tirar a própria vida. Valeu a pena cada segundo”.

“Vejo, no futuro, pessoas que respeitarão mais a si mesmos e ao próximo,  vão valorizar mais a vida, buscarão ser melhores a cada segundo, sendo sua melhor versão no presente.  Creio que viverão entendendo o peso das escolhas e suas consequências. São o futuro e creio que quanto mais trabalhos como esses forem feitos,  em melhores mãos estará o nosso futuro”, finalizou.

‘Palmas pra Vida’

O gerente de Políticas da Juventude,  Bruno Mendes, garantiu que o objetivo do ‘Palmas pra Vida’ no ‘Recreião’ era influenciar positivamente os jovens através do testemunho de Thiagão, e o resultado foi muito além do que esperava. “Tivemos muitos testemunhos de jovens que logo após a palestra assumiram publicamente que a vida estava muito ruim e que planejava, naquele mesmo dia, tirar a própria vida. “Foi Palmas pra Vida mesmo, porque durante sete dias, alcançamos mais de 5 mil jovens, visitando colégios, quartéis, presídio, praças influenciando pessoas e fortalecendo a corrente do bem”, declarou.

O professor Gilton Cardoso Moreira disse acreditar que essa troca de experiência,  principalmente com a linguagem que o Thiagão possui, desperta nos meninos o desejo de segui-lo em alguns aspectos. “Muitos se tornam multiplicadores e outros tantos mudam de comportamento e atitudes, o que facilita o trabalho da escola”.

Para o presidente da Fundação da Infância e Juventude de Palmas, João Pedro Claret, no decorrer das palestras foi possível ‘tocar o coração’ daqueles jovens que passam por dilemas complicados em suas casas, nas suas vidas. “Levamos a semente da esperança, e isso ficou bastante constatado com os vídeos, relatos e mensagens que eles enviaram para nós durante o evento, mostrando o quão foram impactados com as palavras do Thiagão, e que inclusive mudaram de ideia com relação concepção que tinham acerca dos problemas da vida”, destacou.

O ‘Recreião’ é mais uma ação do Projeto ‘Palmas pra Vida’, da FIJP, que deu continuidade à Semana Municipal de Drogas realizada anteriormente.

Edição: Lorena Karlla