Alunos do Programa Sociocultural da GMP terão aumento da bolsa-auxílio

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Secom | Publicado em 10 de novembro de 2022 às 05:19

Aprovado na Câmara Municipal, matéria será enviada para sanção da prefeita Cinthia

O Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), que atua na formação musical de jovens da Capital, receberá um reforço da Prefeitura de Palmas. Isso porque o Projeto de Lei nº 5/2022, de autoria do Executivo Municipal, que aumenta os valores da bolsa-auxílio dos alunos atendidos pelo programa, foi aprovado na tarde desta quarta-feira, 9, na Câmara Municipal.

De acordo com o projeto aprovado, a bolsa dos músicos que integram a Orquestra Jovem passará de 150,15 para 176,32 Ufips e a dos integrantes do Coral de 75,07 para 88,16. Atualmente uma Ufip corresponde a R$ 3,97, ou seja, as bolsas sobem para R$ 699,99 e R$ 349,99, respectivamente . O objetivo da bolsa-auxílio é custear o transporte dos alunos para os ensaios e apresentações que são realizadas na Capital, dentre outras despesas.

Em sua mensagem à Câmara, a prefeita Cinthia Ribeiro defendeu o projeto e ressaltou a sua importância. “O programa tem cumprido o seu papel social e já formou 2.567 excelentes cidadãos entre os anos de 2006 e 2022. Atendemos atualmente 211 jovens, entre Escola de Iniciação Musical, Prática com Instrumentos, Orquestra e Coral Jovem."

As aulas de iniciação musical e os ensaios acontecem na sede do quartel da GMP, desde 1996. Atualmente, o programa é coordenado e regido pelo guarda metropolitano e músico Rênison Oliveira, que iniciou na Escola de Música da GMP no ano de 1998 e hoje é um exemplo para muitos jovens que desejam uma formação musical.

Para o coordenador, a prefeita Cinthia Ribeiro faz justiça ao programa, uma vez que com esse auxílio os alunos podem, além de custear o seu transporte, adquirir materiais para estudos e até mesmo utilizá-lo para alimentação. “É uma atitude de justiça feita pela prefeita Cinthia, pois em 2020 foi criada a orquestra jovem da Guarda Metropolitana de Palmas, e agora a prefeita reconhece novamente o trabalho realizado junto a esses jovens, concedendo um reajuste na bolsa de incentivo à educação”, destacou Oliveira.

Com a aprovação, o autógrafo do Projeto de Lei nº 05/2022 deve ser enviado pela Câmara Municipal à Prefeitura de Palmas ainda nesta semana. O novo reajuste passará a valer assim que a lei for sancionada pela prefeita Cinthia Ribeiro, com divulgação no Diário Oficial do Município.