Alunos dos Cmeis de Palmas visitam projeto de educação ambiental da Ulbra

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 11 de abril de 2019 às 11:14

Os alunos de oito dos 33 Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmeis) de Palmas participaram nesta quinta-feira, 11, das atividades de educação ambiental promovidas pelo Ceulp/Ulbra como parte do projeto Terraquarium: Educação e Ambiente.

Com práticas relacionadas à sensibilização quanto à importância da preservação do meio ambiente, voltadas especificamente para crianças, o projeto é realizado na área destinada às atividades do Unitas Agroecológica, núcleo da Ulbra destinado a experimentações em agroecologia e educação ambiental.

As crianças foram divididas em grupos para visitação alternada das quatro estações preparadas para recebê-las. A primeira é um percurso em trilha na mata, com apresentação de animais taxidermizados do Cerrado. Na segunda estação, os pequenos aprendem a confeccionar o boneco Cuca Verde, com meias, serragem e sementes de gergelim. Após a germinação das sementes, o boneco apresenta um interessante efeito, tendo os brotos como cabelo.

Nas demais estações, os pequenos colocam a mão na massa. Em uma, acontece o plantio de mudas de árvores frutíferas, e na outra, em plena horta, eles aprendem a plantar a muda de alface no canteiro. Ao final, depois de um lanche saudável, cada um leva uma muda para casa.

Conceição Previero, coordenadora do Núcleo de Agroecologia da Ulbra, destaca a importância de abordar a questão ambiental para as crianças desde os primeiros anos. “Este espaço é destinado a práticas e visitações, sempre com o intento de despertar jovens e adultos para a sua capacidade de mudar o ambiente à sua volta”, disse.

Alice Furukawa, diretora de Educação Infantil da Semed, salientou a relevância das atividades na vida dos pequenos. “Com certeza eles se lembrarão deste dia por toda sua vida”, salientou.