Alunos em situação de vulnerabilidade social da ETI DC Caroline Campelo recebem kits de alimentos

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 21 de abril de 2021 às 15:31

Distribuição começou nesta quarta-feira, 21, e segue até quinta-feira, 22, das 8 às 18 horas; 472 famílias serão contempladas

A quarta-feira começou com muito trabalho e organização na Escola de Tempo Integral Duque de Caxias (ETI DC) Caroline Campelo, localizada no setor Santa Fé II. Movida pelo desejo de levar um pouco de alegria e esperança aos que precisam, a equipe da Unidade Educacional (UE) se uniu para montar os kits de alimentos que irão para a mesa das famílias dos alunos em situação de vulnerabilidade social.

A distribuição desses kits começou nesta quarta-feira, 21, e continua na quinta, 22, das 8 às 18 horas. Para a retirada dos produtos alimentícios, é necessário que os pais estejam portando algum documento de identificação com foto, e no ato da entrega é assinado um termo de recebimento dos mantimentos.

Os kits de alimentação são compostos por produtos perecíveis e não-perecíveis, adquiridos junto a fornecedores contemplados pelas licitações de compra de produtos para a alimentação escolar, com o objetivo de atender às famílias em situação de vulnerabilidade e cadastradas no Programa Bolsa Família. Cada unidade educacional é responsável por seu cronograma de distribuição e contato com as famílias beneficiadas.

Na ETI DC Caroline Campelo, uma das primeiras pessoas a chegar na escola, nesta manhã, foi a dona de casa Keila Soares de Souza, 34 anos, mãe da Isadora, da Camila e do Daniel, todos matriculados nessa unidade. Ela não escondeu a felicidade de receber os alimentos. “Nesse momento em que estamos parados dentro de casa, é muito importante receber essa ajuda. Meu marido faz bico, e eu não trabalho, temos quatro filhos para criar. É gratificante contar com a escola, com essa doação. Veio em boa hora”, afirmou.

Ajuda aos alunos

De acordo com a diretora Marta Pacheco, 472 kits foram montados para beneficiar os alunos que são cadastrados no Programa Bolsa Família. “O cenário de pandemia mudou a realidade das escolas, e neste momento, é importante nos unirmos para ajudar a comunidade escolar, em especial, a nossa, que é carente e precisa ser alcançada”, disse. “Como gestora dessa unidade, o sentimento que tenho é de gratidão, por poder oferecer aos nossos alunos uma alimentação adequada, durante esse período de isolamento social”, completou.

Ainda segundo Marta, foi realizada uma força-tarefa para cumprir todos os protocolos de segurança exigidos pelos órgãos em saúde, para evitar aglomeração nas dependências da escola, além de todo cuidado e higienização na montagem dos kits. “A equipe de nutrição da Secretaria Municipal da Educação (Semed) nos orientou quanto ao valor nutricional dos alimentos que compõem os kits e cuidados necessários durante a montagem. Também enviamos bilhetes aos pais reforçando a importância da desinfecção dos pacotes ao chegar em casa.”

A diretora ressalta que foram tomados todos os cuidados no sentido de sinalizar as áreas da escola, de forma a manter o distanciamento necessário, o atendimento prioritário a gestantes, com uso de termômetro para medir a temperatura de quem entra na escola, além de disponibilizar lavatórios e totens de álcool em gel em todas as dependências.