Alunos especiais do Cmei Sonho de Criança recebem brinquedos pedagógicos

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 10 de junho de 2021 às 18:20

Ação visa ofertar às crianças envolvidas uma diversidade de possibilidades para o desenvolvimento das suas potencialidades

Educadores do CMEI Sonho de Criança, Setor Morada do Sol (Taquaralto), adotam prática inclusiva com o projeto ‘Somos Mais que Especiais’, destinado aos alunos especiais da instituição. Uma das ações do projeto é levar para as famílias destas crianças - a  ‘Sacola que Abraça’, recheada de brinquedos pedagógicos e recursos didáticos, elaborados e selecionados, com o intuito de ofertar os envolvidos uma diversidade de possibilidades para o desenvolvimento das suas potencialidades.

A gestora da unidade, Telma Alves, conta que a ação surgiu após a equipe perceber a necessidade de continuidade do projeto que já vinha sendo realizado na unidade. Com a suspensão temporária do ensino presencial, devido pandemia, a instituição adotou a continuidade por meio de um novo formato que resultou na ‘Sacola que Abraça’.

Nesta ação, cada criança recebe uma sacola personalizada, costurada na própria unidade, contendo atividades de estímulo da concentração, oralidade, capacidade de criação, reconhecimento das cores, e vários outros.

Os pais também recebem material explicativo, orientando como proceder com cada um dos brinquedos e quais habilidades a criança pode desenvolver com eles. Além da orientação de como seria o brincar com a criança e quais as habilidades podem ser estimuladas, as famílias recebem um material para o registro dos resultados, explanando como foi o momento, se a criança conseguiu se envolver na atividade, numa proposta de devolutiva.

Alves relata que a elaboração do material se deu com o objetivo de preservar o vínculo das famílias e crianças especiais para com a escola. A ação, segundo ela, tem significado de acolhimento às famílias, mesmo com a distância. Segundo ela, foi tudo preparado com muito carinho, pensando nas crianças e nas suas especificidades. “Se nós enquanto equipe não podemos ir, a sacola vai e nos representa. Vai carregada de carinho, de muito zelo e de também de muita saudade”, completa.

Aretuzia Fernandes Carvalho, mãe do Isaac Carvalho Bezerra, elogia a ação destacando a emoção do filho em receber o material. Ela lembra cada uma das atividades propostas e destaca o entusiasmo da criança em perceber o colorido do material. Segundo ela, o filho reconhece algumas letras e numerais e gosta muito dos blocos de montagem. “Ele começou a montar e fazer uma casinha. Para ele foi o máximo", conta.