Ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Palmas começa de forma remota

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 01 de março de 2021 às 19:32

Decisão obedece orientação do COE-Palmas Covid-19, em atendimento ao Decreto Nº 1.998, de 26 de fevereiro de 2021

Começaram nesta segunda-feira, 1º de março, de forma remota, as aulas da Rede Municipal de Ensino de Palmas do ano letivo de 2021. A gestão municipal decidiu adiar o início das aulas no formato híbrido, ou seja, aulas presenciais, devido ao agravamento do cenário epidemiológico do novo coronavírus (Covid-19) na Capital, mantendo apenas as atividades remotas, por meio da ferramenta tecnológica Palmas Home School.

A decisão de começar as aulas de forma remota obedece ao que orienta o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas Covid-19), em atendimento ao Decreto Nº 1.998, de 26 de fevereiro de 2021, que adota, entre outras medidas para conter o avanço do vírus, a suspensão das atividades presenciais em escolas, berçários, cursinhos, públicos ou particulares, e em instituições de ensino superior.

Para atender a demanda e ofertar o ensino aos alunos da rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação criou a ferramenta Palmas Home School, para propiciar a continuidade do aprendizado e a obter o melhor aproveitamento pedagógico possível. Na ferramenta estão disponibilizadas as aulas com as explicações do conteúdo, atividades pedagógicas a serem feitas pelos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, bem como sugestões de atividades para as turmas da educação infantil.

Segundo a Semed, o diferencial da ferramenta para 2021 é que as atividades serão postadas para o período de um mês e não mais de 15 dias como era feito em 2020. Outro ponto destacado pela secretaria é que neste primeiro momento, em atendimento ao estabelecido pelo Decreto, não será possível fazer a entrega dos blocos de atividades impressas de forma presencial, para evitar o fluxo de pessoas nas unidades educacionais.

A Semed destaca ainda que além dos conteúdos e atividades disponíveis na ferramenta, os professores estarão à disposição dos alunos para sanar dúvidas. Para isso, cada unidade escolar está criando canais de atendimento e organizando horários entre professores e alunos para o devido acompanhamento pedagógico.