Aplicativo 'Agente de Campo' permitirá maior integração em ações conjuntas

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 23 de novembro de 2022 às 12:54

Profissionais de segurança pública da Capital terão mais facilidade nas operações cotidianas

Profissionais de segurança pública de Palmas começaram a utilizar esta semana o aplicativo Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública) 'Agente de Campo', que permitirá maior integração em ações conjuntas. Para que os agentes pudessem ter maior domínio da nova ferramenta, durante toda a semana eles receberam capacitação e nesta quarta-feira, 23, foi a vez do instrutor e guarda civil de Guarulhos, Flávio Luis Branco, detalhar as funcionalidades do aplicativo.

A ferramenta móvel possibilitará aos agentes de trânsito, guardas metropolitanos, profissionais da defesa civil e fiscais de obras e posturas a consulta de pessoas e veículos na base do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP) e Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), antigo Denatran, além de operações cotidianas dos profissionais de segurança pública, como ocorrências e notificações.

Com apenas um toque no smartphone os profissionais de segurança pública poderão receber ocorrências e notificações da central de atendimento, registro e finalização de ocorrências, consultas nas bases de dados nacionais, visualização no mapa de ocorrências em andamentos e agentes de campo que estejam atuando na mesma região do fato, além de proposta de rota traçada até a ocorrência.

Para o diretor de fiscalização de obras e posturas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Assuntos Regionais, Roger Andrigo, o aplicativo chegou para facilitar a rotina dos fiscais. “Com esse sistema o fiscal consegue no local saber se o estabelecimento é reincidente no problema, não precisando voltar na Secretaria para verificar isso. E, por ser simultâneo, o fiscal saberá se a ocorrência já foi registrada por outro agente ou não”, finaliza.