Aplicativo Cittamobi chega para reforçar sistema do transporte coletivo municipal

Agência de Transporte Coletivo de Palmas

Autor: Redação | Publicado em 08 de maio de 2023 às 15:17

Usuários já podem utilizar ferramenta digital e acompanhar em tempo real os horários atualizados das linhas

Os usuários do transporte coletivo em Palmas já podem fazer uso do aplicativo Cittamobi, que chega para descomplicar e otimizar os serviços de mobilidade na Capital. Com a ferramenta, que pode ser baixada gratuitamente no celular, o público poderá acompanhar em tempo real as melhores condições de deslocamentos, salvar a sua linha e paradas favoritas e verificar os itinerários completos das rotas dos ônibus da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP).

A apresentação das funcionalidades do aplicativo ocorreu na tarde desta segunda-feira, 8, na sede da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). A atividade reuniu representantes das secretarias municipais de Segurança e Mobilidade Urbana; de Comunicação; da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos e da ATCP.

Para fazer uso da ferramenta é bem simples, basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e baixar o Cittamobi. Após o cadasto, que requer informações básicas pessoais, os passageiros terão acesso às informações sobre o mapa do itinerário da linha e a função de alarme para avisar quando o ônibus chegar ao ponto de destino. Durante a viagem, o passageiro ainda poderá acompanhar a previsão de chegada nos próximos pontos enquanto o veículo faz o trajeto.

O Cittamobi já está presente em diversas capitais brasileiras, como Salvador, São Paulo, Curitiba, dentre outras. Com pouco mais de nove anos de existência, o aplicativo já acumula mais de 25 milhões de usuários cadastrados, e funciona de forma regular em mais de 300 cidades distribuídas por 19 estados do Brasil.

Para o presidente da ATCP, Eliezer Moreira de Barros, a ferramenta vem para reforçar os serviços do sistema de mobilidade e diminuir o tempo de espera pelas viagens. ‘’O app já está em pleno funcionamento e com os horários atualizados das linhas, possibilitando que o usuário controle o seu tempo. Os passageiros também poderão opinar e fazer críticas ou sugestões para melhoria dos serviços’’, destacou.

O representante do Cittamobi, Bruno Reis, que ocupa o cargo de Relação Institucional da empresa, destacou que o mais impactante ao usuário do aplicativo é a experiência em tempo real para acompanhar a rota de um ponto ao outro. "As pessoas que fazem uso dos ônibus urbanos de Palmas poderão programar seus horários de entrada e saída, seja do trabalho ou das unidades de ensino, com mais assertividade."

Acessibilidade

O aplicativo também traz acessibilidade e inclusão para os usuários com deficiência visual. Ao acionarem o comando de voz, os passageiros serão avisados sobre a previsão do tempo de chegada ao ponto de destino, a localidade por onde o veículo está transitando, o nível de dificuldade de acesso em razão dos obstáculos nas vias e outras funcionalidades.

Texto: Redação Secom