Após retorno presencial às aulas, Semed encerra com balanço positivo o primeiro semestre letivo

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 01 de julho de 2022 às 11:43

O início do segundo semestre letivo está previsto para o dia 3 de agosto

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) encerrou nesta quinta-feira, 30, o primeiro semestre letivo com aulas 100% presenciais, depois de superada a fase mais perigosa da pandemia, quando somente o isolamento social se mostrava eficaz contra a propagação do vírus.

Os alunos já foram dispensados das atividades em sala e a equipe pedagógica finalizou o Conselho de Classe, momento em que os envolvidos no processo ensino/aprendizagem definem as proposições que favoreçam o desenvolvimento dos estudantes para o próximo período. O retorno às aulas após o período de férias está previsto para o dia 3 de agosto.

A secretária municipal da Educação, Cleizenir dos Santos, considera que a conclusão deste semestre após o período atípico tem um simbolismo especial. “Foram momentos de angústia por lidar com um inimigo invisível, desconhecido, que nos obrigou ao isolamento e à busca por alternativas de ensino e manutenção de vínculo com a escola, mesmo que à distância. O que seria um momento trivial, comum, que é o encerramento de um semestre, para nós hoje é motivo de comemoração”, considera.

Ensino remoto e melhorias

As atividades pedagógicas promovidas pela Semed durante o período atípico da pandemia buscaram manter uma rotina de estudos fora de sala, utilizando sobretudo recursos digitais como a ferramenta Palmas Home School, teleaulas pela TV aberta e blocos de atividades impressas para todos os estudantes que não possuíam acesso à internet, além de aulas via Google Meet e atendimento individualizado pelo Whatsapp, alternativas para minimizar os efeitos do afastamento das aulas presenciais.

Os alunos da Educação Infantil passaram por uma avaliação para determinar seu desenvolvimento. Dependendo do resultado, foi definido acompanhamento individualizado do aluno por parte dos professores, enfatizando sobretudo a alfabetização e o letramento. Da mesma forma os estudantes de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental realizaram a avaliação diagnóstica e bimestral do Saep, que tem por objetivo acompanhar o processo de ensino-aprendizagem referente às habilidades contidas no Documento Curricular do Tocantins nas disciplinas Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências, História e Geografia.

Nesse primeiro semestre também foram entregues obras de melhoria em infraestrutura, manutenção e ampliação do espaço destinado a aulas e convivência, além de formações em diversas temáticas pedagógicas voltadas aos professores. Tanto alunos como profissionais da educação participaram de diversos eventos, programas e projetos destinados a incrementar a atividade pedagógica, como o Fetran, Jet’s, Germinar, Agrotins, Semana Mundial do Brincar, Olimpíada Brasileira de Matemática, DNA do Brasil e atividades esportivas e culturais.

A rotina administrativa das escolas e suas secretarias segue normalmente, com atendimento ao público das 12 às 18 horas.

A rede tem um total de 42.128 alunos matriculados neste primeiro semestre letivo, distribuídos em 77 unidades educacionais de Ensino Fundamental e Educação Infantil.